Centro Cirúrgico do HP passa por ampla modernização
11 December 2010
Para tentar amenizar o clima de tensão, preocupação e estresse que toma conta de muitos pacientes antes de algum procedimento cirúrgico, um ambiente seguro e agradável é de extrema importância. Pensando nisso, o Hospital Português investiu mais uma vez no seu Centro Cirúrgico, garantindo ainda mais modernidade, tranquilidade e segurança para pacientes e profissionais.
Entre as novidades está a mudança do sistema de ar-condicionado, com substituição dos equipamentos por modelos mais modernos, dimensionados para a grande demanda do Centro Cirúrgico. “O ar-condicionado é um item de conforto, mas também de segurança, pois evita o risco de infecções através da temperatura controlada”, destaca o coordenador do Centro Cirúrgico do HP, Dr. Eron Garcia de Santana.
Houve também reforma no sistema de distribuição de gases, que antes eram disponibilizados em réguas, a partir da parede, e agora passam por colunas suspensas no teto. Com isso, otimiza-se o espaço dentro da sala de cirurgia, melhorando a circulação de equipamentos e pessoas.
O Centro Cirúrgico do Hospital Português também teve sua rede elétrica completamente reformada: o padrão das tomadas foi uniformizado, segundo critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Além disso, o piso das salas de cirurgia, que era de granito, foi substituído pelo tipo vinílico, apropriado para salas cirúrgicas, pois conduz eletricidade e tende a diminuir o risco de interferências com equipamentos elétricos. Os pacientes cirúrgicos também vão passar a contar com uma nova sala de recepção (já dotada de instalações confortáveis, TV e som ambiente), que está sendo readaptada e pintada, com a intenção de se tornar mais agradável e acolhedora.
Aliado às reformas, que primam pela alta tecnologia, o Centro Cirúrgico do Hospital Português possui o diferencial da estrutura da Instituição: suporte completo aos procedimentos e equipe qualificada. Dr. Eron Santana revela que há a perspectiva de diversificar ainda mais o leque de procedimentos, com a realização de cirurgias pediátricas. Atualmente, o espaço reúne 10 salas cirúrgicas e realiza desde cirurgias mais simples até as de alta complexidade, entre as quais transplantes, cirurgias gerais (incluindo videolaparoscopia), cirurgias cardíacas, urológicas, bariátricas, gastroenterológicas, neurológicas, oftalmológicas, vasculares, torácicas, bucomaxilofaciais e ortopédicas.