Notícias Fique por dentro das novidades

Pilates melhora a postura e dá flexibilidade — Hospital Português da Bahia

24 de janeiro de 2011

Pilates melhora a postura e dá flexibilidade

24 January 2011

Pilates melhora a postura e dá flexibilidade Elaborado no início do século passado, pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, o método Pilates consiste em um conjunto de cerca de 500 exercícios inspirados no movimento dos animais e fundamentados em estudos de anatomia. O criador desse sistema era um atleta, e acreditava que grande parte dos problemas de saúde das pessoas tinha relação com o estilo de vida moderno, má postura e respiração ineficiente.

O método alia os valores orientais de concentração e autopercepção aos valores ocidentais de força e desenvolvimento físico, por isso não há movimentos automáticos ou repetitivos. Pelo contrário, é essencial que o praticante tenha plena consciência de todos os músculos que está trabalhando.

A base de tudo é o controle da respiração e do centro de força, formado pelos músculos do abdômen, região lombar, quadris e glúteos. “Com o aumento da consciência abdominal, a pessoa aprende a estabilizar o seu corpo e a evitar a sobrecarga da coluna. Aprende, por exemplo, a levantar algo pesado do chão sem prejudicar a coluna”, explica a fisioterapeuta Isabella Hilling. Isso porque quem aprende a controlar o seu centro de força é capaz de mantê-lo contraído e sustentando a movimentação fluida das pernas e dos braços. As aulas combinam exercícios rítmicos de força e alongamento, que podem ser feitos tanto no chão quanto em um dos aparelhos compostos por estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro.

O Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e com diversos níveis de condicionamento físico, pois as aulas são dadas para pequenos grupos ou até mesmo para um só aluno, o que permite que o instrutor oriente os exercícios bem de perto, adequando-os às necessidades e limites de cada um.

 “Os benefícios são vários”, afirma Isabella Hilling. “A prática do Pilates melhora a postura, que se torna mais adequada, traz ganho de flexibilidade e de força geral, principalmente abdominal”, diz a profissional. O Pilates também é um aliado no tratamento de problemas de coluna, desvios posturais ou mesmo na reabilitação de pacientes neurológicos. Isabella, que é proprietária da clínica Vitalité, onde dá aulas de Pilates, conta que vê os resultados no seu dia-a-dia: “influencia muito na qualidade de vida. Tem gente que chega aqui com dor e sai muito melhor, graças aos exercícios”.