Órgão essencial ao desempenho das funções respiratórias, o pulmão é alvo de diferentes tipos de enfermidades, que podem ser classificadas como obstrutivas, restritivas e mistas. Além disso, o grau de ação da doença respiratória no organismo pode variar de leve, moderado a grave. Para diagnosticar com precisão as principais doenças que acometem o aparelho respiratório, bem como recomendar o tratamento mais adequado ao paciente, o Hospital Português da Bahia disponibiliza os serviços do Laboratório da Função Pulmonar, desde 2000. “O laboratório busca especificar os problemas que atingem o aparelho respiratório e o nível de dano causado ao doente. Dessa maneira, o laudo final representa maior segurança para paciente e médico, que vai assegurar o acompanhamento mais adequado”, observa o médico pneumologista e vice-coordenador do Laboratório da Função Pulmonar do HP, Augusto Farias.
O especialista cita como exemplos algumas doenças que acometem o aparelho respiratório, mais frequentemente. “A asma é um problema obstrutivo que ocasiona dificuldade para ‘soltar’ o ar absorvido pelos pulmões, uma vez que as vias aéreas estão estreitadas acarretando desconforto nos movimentos de inspiração e espiração. Nos casos restritivos o indivíduo não consegue inflar os pulmões e apresenta uma respiração curta, dando a impressão de cansaço. Já na enfermidade mista esses sintomas aparecem de forma conjunta”, explica, destacando também as doenças neuromusculares como miastema grave, esclerose lateral amiotrófica e distrofia muscular; caracterizadas pela fraqueza dos músculos e capacidade respiratória limitada.
A investigação criteriosa dos impactos causados ao paciente é essencial para uma terapêutica bem sucedida no aparelho respiratório, conforme alerta o pneumologista. “Os exames laboratoriais fornecem dados quantitativos fundamentais sobre a melhora ou piora do paciente – que tem o seu histórico preservado em arquivos, no sistema do laboratório do HP – permitindo ao médico avaliar o grau de evolução ou retrocesso da enfermidade durante todo o acompanhamento clínico”, destaca.
DIAGNÓSTICO
Atualmente, o Hospital Português da Bahia é o único hospital do Estado habilitado a realizar os exames de Medição da Difusão Pulmonar, bem como de Determinação dos Volumes Pulmonares – com medição da capacidade pulmonar total e do volume residual pulmonar. Esses dois diagnósticos são recomendados por determinação médica, após a realização da Espirometria Completa, para uma avaliação mais aprofundada com fins comparativos. Para tanto, o Laboratório da Função Pulmonar dispõe de uma infraestrutura composta pelos mais modernos equipamentos do Estado e uma equipe altamente qualificada – incluindo dois pneumologistas, que coordenam as atividades laboratoriais, e um técnico certificado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Após avaliação médica, o paciente é encaminhado para a realização do exame mais adequado que vai apurar se a medicação está proporcionando o efeito esperado. Os procedimentos são indolores e têm duração média de 40 minutos, uma vez que dependem da participação ativa do paciente. O resultado final é entregue acompanhado por laudo técnico elaborado por um médico especialista. “A realização dos exames segue normas internacionais de padronização para que o resultado seja absolutamente confiável”, observa doutor Augusto Farias.
ATENDIMENTO
O Laboratório da Função Pulmonar funciona no subsolo do HP, diariamente, das 7h às 13h, sendo que às terças-feiras o atendimento é realizado das 7h às 19h. O agendamento de exames é feito pela Central de Marcação no telefone (71) 3203-5601.