Notícias Fique por dentro das novidades

Avanços na luta contra o câncer — Hospital Português da Bahia

8 de abril de 2011

Avanços na luta contra o câncer

08 April 2011

Avanços na luta contra o câncerO diagnóstico de câncer naturalmente vem acompanhado do pesar e insegurança pela descoberta de uma enfermidade, mas também carrega implícito o estigma social de uma sentença. Na contramão desse preconceito, os avanços obtidos nas diferentes especialidades da oncologia, que segue a forte tendência de medicina preventiva, impulsionam progressivamente a dissociação entre a doença e a condição de fatalidade. Entre as conquistas significativas está o surgimento de técnicas avançadas, que permitem um diagnóstico mais rápido e preciso. No campo terapêutico, há o aparecimento de drogas específicas para cada tipo de tumor, além da suavização dos efeitos colaterais da quimioterapia. Esses são apenas alguns aspectos que tornam o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, 8 de abril, uma data emblemática para os pacientes oncológicos, familiares e demais envolvidos nessa causa.

A médica oncologista clínica do Centro de Oncologia do Hospital Português, Eldsamira Mascarenhas, destaca ainda outros progressos na área. “Conhecemos cada vez mais os tumores de forma molecular. Isso faz com que tenhamos uma expectativa muito grande com todas as descobertas que estão por vir. Há também um número crescente de novas drogas chamadas de alvo molecular”, ressalta. A médica é categórica ao afirma que a oncologia se consolidou enquanto especialidade na Medicina; fato que pode ser mensurado pela atual oferta de centros de tratamento de alto nível. No âmbito dos recursos disponíveis nas áreas de oncologia e hematologia, para o tratamento menos invasivo e mais humanizado da doença, se destaca a busca contínua por terapêuticas personalizadas. “Esta é a chave para o sucesso da terapia oncológica. Cada paciente é único e precisa ser visto de uma maneira especial. Por isso, o tratamento deve ser individualizado”, defende.

Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias para a prevenção e terapia do câncer, o controle e a cura da doença detectada precocemente são uma realidade. Nesse sentido, o acompanhamento multidisciplinar tem uma contribuição importante no processo de recuperação do paciente. Devido à complexidade da doença, o envolvimento de todas as especialidades médicas é condição fundamental para a discussão do diagnóstico e definição de procedimentos mais assertivos. Terapêuticas específicas como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia têm progredido e contribuído para a melhoria da qualidade de vida das pessoas durante a aplicação do tratamento. Na área de radioterapia já existem novas técnicas que proporcionam efeitos colaterais mínimos mantendo a eficácia. Nos campos da quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia houve o surgimento de novas drogas, acompanhado de maior conhecimento sobre os efeitos colaterais destas e das possibilidades de tratamento. Além disso, o desenvolvimento de drogas alvo, criadas com intuito de agir especificamente na célula tumoral, traz novo alento. “Em todos os campos da oncologia estamos tendo progressos, como a realização de cirurgias cada vez menos mutilantes, a diminuição do tempo de internação hospitalar e o ingresso de novos especialistas interessados em oncologia”, diz Mascarenhas.
 
A especialista lembra que todos esses avanços estão contribuindo para transformar o estereótipo do paciente de câncer, visto que, na maioria das vezes, é possível retomar uma rotina de atividades muito próxima da mantida antes do diagnóstico. “As pessoas chegam entristecidas ao consultório, especialmente, pelo medo dos efeitos colaterais do tratamento. Mas essa é uma realidade que mudou faz tempo. O nosso grande objetivo é tratar mais e agredir menos. A luta contra o câncer é um desafio, ganhamos uma batalha todos os dias juntos; médicos, paciente, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e todas as pessoas envolvidas em tratar essa doença, que para muitos ainda é tão difícil de vivenciar”, pondera a médica.

TRATAMENTO DO CÂNCER NO CENTRO DE ONCOLOGIA DO HOSPITAL PORTUGUÊS

Em quatro anos de existência, o Centro de Oncologia do HP vem imprimindo a assistência individualizada e humanizada aos pacientes como um dos principais diferenciais no tratamento dos diversos tipos de câncer. Para isso, disponibiliza o acompanhamento multidisciplinar promovido por profissionais extremamente especializados. Essa atenção se estende aos casos de internação de pacientes, através da assistência hospitalar individualizada e diferenciada, contemplando a realização dos procedimentos de quimioterapia, radioterapia e cirurgia, dentre outras especialidades.

DIREITOS SOCIAIS DA PESSOA COM CÂNCER

Muitas pessoas desconhecem, mas, o reconhecimento legal dos direitos da pessoa com câncer figura entre as principais conquistas desses pacientes. Embora não exista uma legislação específica, a interpretação da legislação voltada para o paciente assegura os seguintes benefícios: Saque do FGTS; saque do PIS/PASEP; recebimento de Auxilio Doença; recebimento de Aposentadoria por Invalidez; recebimento de Amparo Assistencial ao Deficiente; cobertura integral dos eventos ligados ao câncer pelos Planos ou Seguros de Saúde; prioridade de andamento nos processos judiciais; quitação de Financiamento Imobiliário no Sistema Financeiro Habitacional; isenção de impostos (Imposto de Renda na Aposentadoria, IPI, ICMS, IPVA, IPTU); recebimento antecipado do Seguro de Vida; recebimento de Previdência Privada; fornecimento de remédios pelo SUS; transporte, pousada e alimentação para tratamento fora do domicilio; direito ao Transporte Gratuito; Mamografia Gratuita e Cirurgia de Reconstrução Mamaria gratuita paga pelo SUS.

Essas informações podem ser acessadas na Cartilha sobre os Direitos do Paciente com Câncer disponível na página do Instituo Nacional de Câncer (INCA):  http://www.inca.gov.br/publicacoes/DireitosPacientesCancer.pdf

MEDICINA PREVENTIVA

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2011 devem surgir 489.270 novos casos de câncer. Os tipos mais incidentes, com exceção do câncer de pele do tipo não melanoma (mais frequente entre as mulheres nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste do país), serão os cânceres de próstata e de pulmão (terceiro mais frequente entre os homens das regiões Nordeste e Norte do país, e quinto tipo mais frequente entre as nordestinas), além dos cânceres de mama e do colo do útero entre as mulheres. “A prevenção ainda é o maior instrumento na luta contra o câncer. O tratamento da doença em seu estágio inicial é responsável pela cura da maioria dos pacientes”, alerta a médica”. 

 

ENTENDA MELHOR A DOENÇA

O que é câncer?
É um termo utilizado para denominar vários tipos de neoplasias malignas (tumores malignos) nos diferentes órgãos. 

Como a doença se desenvolve no organismo?
A doença é fruto do crescimento desenfreado das células, com invasão de um órgão, podendo evoluir para metástase, que é a invasão de outro(s) órgão(s).

Quais fatores favorecem o surgimento do câncer? O estilo de vida contribui para isso?
O surgimento do câncer depende de vários fatores, como genética, história familiar e fatores ambientais – como exposição ao Sol. O estilo de vida favorece, por exemplo, nos casos de dieta rica em gorduras, falta de atividades físicas e tabagismo. 

De que maneira a identificação precoce da doença pode ampliar a chance de cura?
A identificação precoce da doença aumenta a chance de cura em todos os tipos de cânceres. Quanto mais cedo se descobre a doença menos agressivo e mais eficaz é o tratamento.

Há diferença no tratamento do câncer em crianças, adultos e idosos?
Com certeza. Hoje em dia a nossa busca por um tratamento individualizado é constante, pois cada pessoa é única. O tratamento deve ser diferenciado e os tipos de tumores também variam de acordo com a faixa etária.

Fonte: Dra. Eldsamira Mascarenhas