Notícias Fique por dentro das novidades

A saúde das unhas — Hospital Português da Bahia

30 de Maio de 2011

A saúde das unhas

30 May 2011

A saúde das unhasDra. Vitória Regina Rêgo

A unha normal é lisa colada no leito e transparente. Composta principalmente de queratina, apresenta como principais funções a proteção da parte distal dos dedos, além de aumentar a capacidade das mãos de pinçar objetos. Para mantê-las saudáveis é necessário adotar alguns cuidados no dia-a-dia. A higiene é o primeiro princípio fundamental para  evitar algumas doenças que podem ser transmitidas pelo contato com as mãos. Atentar para o uso regular de esmaltes, removedores, lixas, remoção de cutícula e unhas artificiais também é importante devido às alterações que estes procedimentos  podem causar, tais como unhas descoladas, amarelas e frágeis.

Aliás, a fragilidade das unhas é uma queixa comum em aproximadamente 20% da população, em sua maioria mulheres. Múltiplos fatores  orgânicos  e traumáticos favorecem esta condição. Envelhecimento, gravidez deficiência de  ferro e vitaminas, uso de medicamentos, doenças de  tireoide, diabetes, osteoporose  e fungos,  são  algumas  causas. Entre os fatores traumáticos  aparece o uso constante  de sabões  e detergentes, bem como os  tratamentos estéticos realizados por  manicure, que são os principais responsáveis por traumas na região.

Pode-se atribuir a causa de metade das  doenças  nas unhas  ao contágio por  fungos, configurando  as  chamadas  micoses  de  unhas. Já o restante dos problemas nessa região é ocasionado  por  doenças  diversas   e  outros fatores traumáticos. Assim, podemos dizer que a unha reflete a saúde do nosso corpo. Por isso, é relevante que ao menor  sinal de  alteração (desde a cor, fragilidade ou  descolamento) a unha seja  avaliada  por um profissional especializado, no caso o dermatologista,  que vai ser capaz de  diagnosticar e tratar  as  doenças das unhas, além da pele e dos cabelos. Assim, as unhas merecem a nossa atenção não apenas do ponto de vista estético, mas, principalmente, pela manutenção da saúde. 

*Dermatologista, professora assistente da Universidade Federal da Bahia, Chefe do Serviço de Dermatologia da UFBA