Notícias Fique por dentro das novidades

Corpo Clínico — Hospital Português da Bahia

1 de outubro de 2011

Corpo Clínico

01 October 2011

Corpo ClínicoInúmeros são os aspectos que têm impactado na atuação plena do médico moderno: surgimento contínuo de novas tecnologias, tendência mundial na ênfase do atendimento humanizado, profusão de conhecimentos em saúde, aumento da concorrência de mercado, transformações no relacionamento entre médico e paciente, predominância da prática hospitalar. Estes fatores dão uma ideia dos novos desafios da atuação médica. Acompanhar o avanço dos recursos tecnológicos em cada especialidade da Medicina torna-se condição elementar. Exercer a arte milenar da cura, na atualidade, implica em uma série de exigências e requisitos, que transcendem o domínio e a busca incessantes do saber científico para o combate eficiente de doenças e restabelecimento da saúde.

Tal cenário converge sistematicamente para o desenvolvimento de habilidades que se mostram essenciais ao médico, impondo a necessidade de adaptação e reinvenção da forma de atuar. O campo das relações humanas, especialmente, tem requerido capacidades de comunicação e expressão, trabalho conjunto (seja como líder ou como liderado), bom relacionamento com colegas, motivação, resolução de conflitos, inteligência emocional, liderança e poder de decisão. O profissional também precisa estar conectado com as novas tecnologias da informação, gestão de pessoas e de recursos materiais, e ter entrosamento com as normas, processos e rotinas organizacionais.

Se por um lado o médico enfrenta tamanha pressão para se aperfeiçoar, por outro, ainda se depara com dificuldades determinadas pelo mercado de trabalho. Reivindicações por melhorias nas condições de atuação e valorização da classe são recorrentes. Exemplos recentes são a proposta de elaboração do plano de carreira dos médicos do serviço público e a paralisação do atendimento eletivo aos usuários de planos de saúde, motivada pela reclamação de aumento dos honorários repassados pelas operadoras. De fato, à medida que a Medicina evolui também avançam os desafios para exercê-la. Daí a relevância daqueles que escolheram abraçar esta profissão cultivarem o compromisso ético nos vínculos profissionais estabelecidos, o senso de coletividade e a busca permanente por resultados de excelência.