Notícias Fique por dentro das novidades

Cirurgia plástica — Hospital Português da Bahia

2 de dezembro de 2011

Cirurgia plástica

02 December 2011

Cirurgia plásticaA redefinição da aparência por meio de técnicas cirúrgicas com finalidade estética ou reparadora tem sido recorrente entre os brasileiros. Não é à toa que o país é o segundo recordista em realização de cirurgias plásticas, depois dos Estados Unidos. E se antes as mulheres lideravam a busca por intervenções – implante de silicone, lipoaspiração, redução de abdome, mama, pálpebras e lift facial – hoje elas contam com a companhia masculina, que cada vez mais valoriza os transplantes capilares, lipoaspirações e as plásticas nas pálpebras e nariz. “Atualmente, o apelo estético é muito grande em todos os segmentos sociais e em diferentes idades. A busca pela  imagem tornou-se um item indispensável na vida das pessoas. Por isso, os resultados da cirurgia plástica impactam de forma positiva, gerando uma satisfação interior. De fato, há um ganho de autoestima e elevação da confiança em si mesmo, aspectos que inclusive facilitam as relações pessoais em família ou no trabalho”, avalia Dra. Maria Marta Zollinger, médica da equipe de cirurgia plástica do Hospital Português, especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro especialista da Sociedade de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva e sócia fundadora da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar.

A busca pelo bem-estar inclui ainda procedimentos para rejuvenescimento realizados em consultório, bastante procurados por ambos os sexos: aplicação de toxina botulínica, técnicas de preenchimento e laser. Tamanha demanda tem favorecido o aprimoramento das técnicas e tecnologias empregadas nos centros cirúrgicos e a especialização continuada dos profissionais que atuam na área, projetando o país como uma referência no assunto. Para a especialista, os padrões estéticos valorizados pela sociedade, a qualidade dos profissionais que se formam no país e a infraestrutura necessária disponível favorecem esse cenário. Como exemplo, ela cita o Hospital Dia (prédio anexo ao Hospital Português) e o próprio HP, que dispõe de Unidade de Terapia Intensiva, Laboratório, Serviço de Bioimagem, acompanhamento de enfermagem e nutrição, dentre outros requisitos essenciais de assistência médica para a realização de cirurgias plásticas e de reparação (como a reconstrução mamária, que é um procedimento de alta complexidade).

“O Hospital Português é muito completo. Dotado de tecnologia de ponta e excelentes profissionais em todos os serviços complementares. Possui centros cirúrgicos modernos, amplos e equipados com exímia qualidade; corpo clínico qualificado; e um Hospital Dia com novas, modernas e confortáveis instalações, munido de centro cirúrgico para operações plásticas. Esses fatores conferem tranquilidade e segurança ao cirurgião e ao paciente”, destaca, observando a necessidade de avaliar os critérios fundamentais para o sucesso pós-cirúrgico e conquista da almejada melhoria da qualidade de vida.

Além de eleger um local que atenda aos pré-requisitos necessários à realização da cirurgia, a especialista orienta os pacientes a observarem outros fatores indispensáveis: buscar um profissional associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (que pode ser feita no site  www.cirurgiaplastica.org.br); estabelecer uma relação de confiança com o médico, visando eliminar as dúvidas sobre o procedimento; realizar todos os exames pré-operatórios; consultar um anestesiologista antes da cirurgia e seguir as suas recomendações. “Após a alta hospitalar, o paciente deve continuar colaborando com o seu médico. A recuperação é individual e proporcional ao tipo de procedimento realizado, mas com o avanço das técnicas o pós-operatório tornou-se cada dia mais tranquilo. Cumprindo as prescrições e orientações dos especialistas muitas vezes o resultado nos surpreende pela rapidez”, conclui.