Notícias Fique por dentro das novidades

Hospital Português implanta Protocolo de Prevenção de Queda — Hospital Português da Bahia

19 de dezembro de 2011

Hospital Português implanta Protocolo de Prevenção de Queda

19 December 2011

Hospital Português implanta Protocolo de Prevenção de QuedaPara ampliar a segurança dos pacientes, o Hospital Português acaba de implementar o Protocolo Institucional de Prevenção de Queda, através do seu Comitê de Gerenciamento de Risco. A medida complementa as políticas e procedimentos adotados para a segurança dos internos e visa orientar a atuação dos profissionais da saúde e das demais áreas funcionais do Hospital quanto à prevenção e minimização da ocorrência de queda do paciente. Também constitui uma forma de intensificar a atenção e o cuidado dedicados aos internos buscando elevar a qualidade da assistência.

Em conformidade com as diretrizes da Escala de Morse (que define o nível de vulnerabilidade de queda do paciente como ausente, baixo ou elevado), o Hospital instituiu em outubro de 2011 o uso de pulseira laranja para identificação dos pacientes com risco iminente de queda. Após serem acolhidos e avaliados pelo Serviço de Enfermagem, os internos cuja propensão de queda é baixa ou elevada recebem a pulseira laranja. O acessório facilita a rápida identificação do interno e da sua condição de saúde, ampliando a segurança no período de internação e a aplicação da assistência mais adequada. Desde julho, o Hospital também passou a identificar todos os seus pacientes com pulseiras brancas contendo código de barras, nome completo, data de nascimento, idade e passagem pela instituição. Em breve, será disponibilizada a leitura do acessório para conferência do paciente no leito e rastreamento das medicações usadas.

No ensejo do lançamento do Protocolo de Prevenção de Queda, as equipes de assistência do Hospital Português participaram de mais uma edição da Semana de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), nos meses de outubro e novembro. A ação teve foco na reciclagem de conhecimentos para a administração de intercorrências e no desenvolvimento profissional para consequente melhora na qualidade e humanização da assistência.

Além de investir no treinamento do seu corpo funcional para a devida aplicação do novo regulamento, o Hospital também criou uma cartilha explicativa a respeito do assunto. No manual ilustrado são descritos os fatores de risco de queda (presença de tapetes na passagem, piso molhado, banheiro sem corrimão, etc.) sendo enfatizada a importância do trabalho integrado dos colaboradores. Nesse sentido, o conteúdo informa as equipes das diversas áreas sobre a atitude correta ao encontrar um paciente com pulseira laranja e desacompanhado: comunicar imediatamente ao posto de enfermagem mais próximo, conduzir o interno ao seu leito e avisar ao enfermeiro responsável.