Notícias Fique por dentro das novidades

24 de Março, Dia Mundial da Tuberculose — Hospital Português da Bahia

18 de março de 2012

24 de Março, Dia Mundial da Tuberculose

18 March 2012

24 de Março, Dia Mundial da TuberculoseA Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”. A transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente através da tosse, da fala, do canto ou de espirros. Estes micróbios podem permanecer flutuando no ar por várias horas, seja no ambiente domiciliar ou no trabalho, podendo ser inalados por pessoas saudáveis e causar o adoecimento. Os principais sintomas da doença são: tosse por mais de três semanas (seca ou com escarro), febre (geralmente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. O diagnóstico é suspeitado pelo RX do Tórax e confirmado através do exame de escarro (exame direto e/ou cultura). Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meningites (meningite), ossos, rins e etc.

Em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS), lançou o “Dia Mundial da Tuberculose”. A data foi criada para registrar os 100 anos da descoberta do bacilo causador da doença, em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da tuberculose que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e, ainda hoje, é a maior causa infecciosa de morbidade e mortalidade mundial em adultos, acometendo pessoas em todos os países do mundo, de todas as classes sociais. Contudo, a pobreza, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional são  fatores que muito contribuem para a disseminação da doença.
Hoje, o Brasil contabiliza 50 milhões de infectados por tuberculose, tendo aproximadamente 100 mil casos novos por ano e seis mil óbitos decorrentes da enfermidade. Cada paciente com tuberculose pulmonar bacilífero (que elimina o bacilo no ar), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle dessa doença, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente, em função do aparecimento da AIDS, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 1980, voltaram a crescer durante 1990, associado também ao risco de aparecimento de bacilos resistentes às medicações disponíveis.
A doença é curável, através de tratamento com remédios fornecidos gratuitamente nos postos de saúde. É extremamente importante que os pacientes com tuberculose não interrompam o tratamento para evitar o surgimento de germes resistentes, assim como o adoecimento de novas pessoas. No Hospital Português, os pacientes com suspeita ou com diagnóstico dessa enfermidade dispõem de acompanhamento e tratamento realizado por especialistas da área, no Serviço de Pneumologia, que dispõe também de recursos de diagnóstico oferecidos pelo Serviço de Laboratório, capacitado a realizar avaliação clínica específica. Não esqueça, se você tosse há mais de três semanas, não deixe de procurar o médico!
* Médica formada pela UFBA, com título de especialista em pneumologia. Atua no Serviço de Pneumologia do Hospital Português, no Hospital Universitário Professor Edgar Santos (C- HUPES) à frente dos ambulatórios de Hipertensão Pulmonar e Asma Grave, atendendo também em consultório privado.