Notícias Fique por dentro das novidades

HP inaugura nova infraestrutura do Serviço de Medicina Nuclear — Hospital Português da Bahia

25 de abril de 2012

HP inaugura nova infraestrutura do Serviço de Medicina Nuclear

25 April 2012

HP inaugura nova infraestrutura do Serviço de Medicina NuclearCom mais de 20 anos de tradição em assistência à comunidade, o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Português acaba de ser totalmente modernizado. A nova infraestrutura – resultado da parceria de sucesso da instituição filantrópica com a Clínica Delfin – conta agora com o equipamento de última geração PET/CT, para tomografia por emissão de pósitrons, além do aparelho de Gama Câmara para a realização do exame de cintilografia. Outra novidade é a introdução da terapia mais avançada para o tratamento de tumores neuroendócrinos: o  tratamento com Octreotato-Lutécio-177. Indicado para pacientes em estágio avançado da doença e que não respondem a outros tratamentos para essa patologia, a avaliação oferece 50% de resposta ampliando a sobrevida com qualidade. “Acabamos de receber nosso PET-CT, método mais moderno de imagem para diagnóstico de câncer e com grandes promessas para a neurologia e cardiologia”, projeta a especialista e líder do Serviço, Dra. Adelina Sanches de Melo.

Ela explica que a Medicina Nuclear oferece recursos ambulatoriais não invasivos e eficientes para a visualização do funcionamento dos órgãos, prestando apoio no diagnóstico de diversas especialidades clínicas como oncologia, cardiologia, endocrinologia, pneumologia, neurologia e nefrologia. Além disso, essa área da Medicina promove o diagnóstico por imagens de alta qualidade e com dados de alta relevância. A especialidade também atua no tratamento complementar de doenças com uso de radiação, como no combate aos tumores de tireoide e neuroendócrinos. “Na iodoterapia, o paciente ingere o iodo radioativo 131, visando eliminar qualquer resíduo de tecido tireoidiano maligno que tenha permanecido após a cirurgia para remoção do tumor. Durante o tratamento, o paciente é assistido em uma unidade especial, blindada, até que receba a alta hospitalar. Essa terapia proporciona um alto percentual de cura, tendo resposta positiva em mais de 90% dos casos”, destaca a especialista.

Tecnologia de última geração e alta resolução no diagnóstico por imagem
Com a aquisição do PET/CT Discovery 600 Full, o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Português passa a identificar com grande exatidão muitos tipos de tumores. Os mais comumente avaliados são os tumores de pulmão, intestino, linfomas, melanoma e mama. Isto porque o equipamento permite identificar lesões de até dois milímetros realizando exames de corpo inteiro em até 10 minutos, enquanto os aparelhos antigos examinavam em 30 minutos para detectar lesões acima de oito milímetros. Além de maior conforto, a nova tecnologia proporciona maior segurança ao paciente, permitindo identificar a metástase da doença e  estágios mais iniciais do câncer. “Na oncologia, o PET/CT tem sido eficaz, por exemplo, na distinção entre processos malignos e benignos, no estadiamento (detecção do grau de extensão da doença, localizada ou espalhada), avaliação da resposta ao tratamento e acompanhamento. Na neurologia, seu uso mais importante tem sido no diagnóstico diferencial das demências. Na cardiologia, tem sido empregado principalmente na detecção de músculo cardíaco viável após infartos”, exemplifica.

Modernização e alto desempenho em Medicina Nuclear
Contando com uma equipe qualificada de médicos, enfermeiros, físicos, técnicos de imagem e enfermagem, entre outros profissionais, o novo espaço prioriza o conforto dos pacientes, otimizando a humanização da assistência. Integrando ambientes amplos e planejados, o Serviço dispõe de dois consultórios médicos, duas salas de ergometria, uma sala para PET/CT, duas salas para o exame de cintilografia, um laboratório de manipulação, uma sala de injeção, uma sala de laudos, duas salas de espera coletiva, além de quatro salas de espera individuais equipadas com janela exclusiva para a passagem de medicação radioativa (destinadas aos pacientes que aguardam o PET/CT). Já aqueles em tratamento com radioisótopos dispõem da assistência da unidade de internação. Todo o material radioativo utilizado pelo Setor é recebido por uma entrada planejada para essa finalidade, conforme os requisitos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), impedindo assim a circulação desses produtos na instituição. “Além de ampliar a humanização e segurança da assistência, todos esses investimentos elevam a precisão nos diagnósticos por imagem e a capacidade da instituição de absorver a demanda social nessa área”, destaca.

O balanço de atividades do setor em 2011 revelou um crescimento de 60% nos atendimentos realizados, com uma média mensal de 100 consultas, 250 procedimentos e 30 internações de pacientes em iodoterapia – tratamento que apresentou crescimento de 100% no volume de atendimentos no último ano. De acordo com Dra. Adelina Sanches, a estimativa é dobrar esse resultado e projetar o HP como uma referência na área de diagnóstico por imagem, tanto pelo volume de atendimentos quanto pela diversidade de exames de imagem oferecidos. “Em 2011, a instituição realizou um forte investimento em gestão profissional, treinamento de pessoal e adequações que resultaram em um aumento significativo de desempenho. A nossa próxima etapa é adquirir novos equipamentos”, adianta a especialista, que prevê a chegada do segundo aparelho de Gama Câmara até o fim do ano.