Para envolver todos os seus profissionais e setores na identificação e gerenciamento de riscos e perigos inerentes à prática hospitalar, o Hospital Português oficializou o lançamento da sua Política de Qualidade e Segurança do Paciente, com uma apresentação voltada ao público interno baseada nos quesitos internacionais de segurança do paciente estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O evento, realizado em 26 de abril no auditório Adélia Carvalho, mostrou aos colaboradores da instituição filantrópica os principais objetivos da Política, que norteiam desde o fim de 2011 os encontros semanais do Comitê de Qualidade e Segurança do Paciente do HP, enfatizando a importância do trabalho conjunto para o aprimoramento dos serviços e cuidados prestados ao paciente.
Uma plateia mista, formada por médicos, técnicos, enfermeiros, equipe administrativa, profissionais de higienização e hotelaria, dentre outros colaboradores, conheceu os objetivos específicos do programa a fim de exercitá-los. As abordagens focaram metas de qualidade e segurança a exemplo da identificação correta do paciente, melhora da comunicação efetiva, redução do risco de infecção associado aos cuidados de saúde, redução do risco de lesão ao paciente decorrente de quedas, implantação da gestão de processos e da prática de auditoria sistemática da qualidade como ferramenta de melhoria das rotinas. As diretrizes resultam do entendimento que não é possível dissociar as práticas da qualidade da instituição filantrópica das práticas de segurança, e visam: garantir a integridade do paciente, gerenciar riscos, melhorar os processos, elevar o padrão dos serviços prestados por meio de práticas adequadas, manter o foco no paciente, integrar as equipes assistenciais e administrativas e elevar o nível de satisfação dos clientes e colaboradores.
A fim de consolidar a Política como parte integrante da sua cultura organizacional, tornando a qualidade e os cuidados com o paciente um compromisso compartilhado por toda a organização, o HP construiu um projeto de fácil entendimento e favorável à cooperação interdisciplinar. Abrangendo riscos e perigos de diversas naturezas, a Política visa oferecer um ambiente seguro para colaboradores e pacientes (certificando a segurança necessária a todos que dela participam), tendo como principais estratégias o envolvimento das lideranças e profissionais de todos os setores institucionais, o desenvolvimento de ações de integração entre os setores técnicos e administrativos, a implantação de protocolos gerenciados, a gestão por indicadores e também a realização programada de treinamentos e reciclagens de equipes.
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