Notícias Fique por dentro das novidades

Parto natural ou cesariano? — Hospital Português da Bahia

3 de maio de 2012

Parto natural ou cesariano?

03 May 2012

Parto natural ou cesariano?Após meses de espera e transformações, dar à luz representa o momento mais ansiado pela gestante. Por isso, é natural surgirem dúvidas na hora de definir a forma mais adequada para o nascimento do bebê. De acordo com o coordenador médico do Centro Obstétrico da Maternidade Santamaria, Dr. Leomar Lyrio, o tipo de parto escolhido deve ser aquele que proporcione maior segurança à saúde da grávida e do feto, considerando as condições clínicas de ambos. “O parto normal é o seguimento natural da gestação. O bebê nasce quando está completamente maduro e preparado para suportar as condições de vida fora do útero, geralmente a partir da 37ª semana. Em situações especiais, há indicação para o parto cesariano”, explica. O obstetra ressalta ainda que, essa decisão deve ser tomada em conjunto, por médico e paciente, durante o acompanhamento pré-natal ou durante o trabalho de parto. O apoio clínico e psicológico são necessários para a conquista da tranquilidade e segurança até o momento do procedimento.
 
Seja qual for a recomendação médica, a gestante precisa estar bem assistida por uma equipe devidamente qualificada e por uma infraestrutura que assegure o parto humanizado. Projetada para essa finalidade, a Maternidade Santamaria possui uma das mais completas infraestruturas do Norte/Nordeste do país, com corpo clínico de ponta e enfermeiras especializadas na área obstétrica. O local dispõe de pronto atendimento para as situações de risco obstétrico e neonatal, além de 49 leitos de obstetrícia. Uma sala totalmente adaptada para o parto humanizado oferece área ampla para a circulação da paciente, sistema de som ambiente para a colocação da trilha sonora preferida da gestante, banheira para relaxamento, ducha, bolas de pilates, barras para alongamento e estímulo de contrações, além de mesa PPP (projetada especialmente para a realização do parto normal, proporcionando maior conforto à gestante ao se adaptar à melhor posição para dar à luz). Das três salas projetadas para a realização de parto normal e cesariano, a gestante conta com visor em duas delas. O recurso moderno permite que a família possa assistir ao nascimento do bebê acompanhando todo o processo. Além disso, a Maternidade é interligada ao Hospital Português por uma passarela. Esse acesso estratégico amplia a segurança das parturientes que requerem procedimentos de alta complexidade.  
 
“Toda gestante tem direito ao parto humanizado, o que significa ter acesso a uma equipe de assistência capacitada e zelosa, além de usufruir de uma estrutura plenamente preparada para preservar a sua vida e o seu bebê”, diz. O obstetra adverte que, tanto o parto natural quanto o cesariano, apresentam riscos e benefícios que podem envolver a gestante e o bebê. A cesariana é recomendada pelo Ministério da Saúde nos casos em que há risco de vida da mãe e/ou do bebê e em situações específicas como a desproporção céfalo-pélvica (bebê com a cabeça maior que a pelve óssea materna), hemorragias no final da gestação, risco de transmissão do vírus HIV, dentre outros. Afastados esses fatores, a opção mais adequada é o parto normal, que produz benefícios diversos para o recém-nascido: melhor condição respiratória, maior contato com a mãe, aleitamento imediato e, sobretudo, a certeza da maturidade desde a concepção. A gestante também é beneficiada com uma recuperação mais rápida.