Notícias Fique por dentro das novidades

Palavra do Especialista: Amamentação — Hospital Português da Bahia

8 de agosto de 2012

Palavra do Especialista: Amamentação

08 August 2012

Palavra do Especialista: AmamentaçãoEmoção e expectativa marcam o nascimento do bebê. É chegada a hora de colocar em prática todos os conhecimentos aprendidos nos meses de gestação. A amamentação é o primeiro deles. Afinal, o leite materno é considerado um alimento completo, capaz de imunizar o recém-nascido contra uma série de doenças. A recomendação do Ministério da Saúde Brasileiro é de que o ato seja praticado nos primeiros seis meses de vida da criança, podendo ser estendido por dois anos ou mais. Dr. Leomar Lyrio, obstetra e coordenador médico da Maternidade Santamaria, explica os benefícios do aleitamento para a mulher e para o bebê, ensinando como proceder diante de eventuais dificuldades. Confira a entrevista!
 
1. A amamentação do bebê deve ser iniciada nos primeiros minutos após o parto seja normal ou cesariano?
Sim. Sempre! Este é o momento mais esperado e bastante prazeroso para ambos.

2. Qual a importância dessa primeira mamada para o recém-nascido?
Proporcionar ao binômio mãe-filho esse primeiro contato. Entretanto, a partir deste momento se estabelece por definitivo um dos principais fatores para que a lactação de fato aconteça e se perpetue – a sucção.

3. Quais benefícios a amamentação proporciona ao bebê?
Inúmeros. Podemos salientar que os recém-nascidos que recebem como alimento exclusivo o leite materno apresentam um desenvolvimento motor e cognitivo de excelente qualidade.

4. Que cuidados devem ser tomados para uma amamentação satisfatória e correta?
O ato de amamentar não pode ser entendido apenas como o momento da mamada. Ele deve ser visto no seu conjunto, como um todo, envolvendo cuidados que vão desde o comportamento psicológico familiar, principalmente dos pais, até condutas que são adotadas nos cuidados pessoais da nutriz e do bebê.

5. Rachadura no bico dos seios, leite empedrado, pouco leite. Como a mulher deve lidar com essas dificuldades?
Primeiramente, buscando a orientação de um profissional capacitado, que pode ser o próprio obstetra. Especialmente, casais que estão vivenciando a paternidade pela primeira vez. As lesões mamilares causadas pela sucção se devem na maioria dos casos a aplicação de técnicas inadequadas de levar o recém-nascido ao peito. O mesmo acontece com o que comumente se titula de “empedramento” do leite. Lidar com essas dificuldades impostas pela lactação, por vezes, é muito difícil. Em determinadas situações pode causar desespero e até a suspensão do ato. Mas com orientação correta é possível superar essas dificuldades e, principalmente, não deixar de amamentar.

6. Quais os benefícios do gesto de amamentar para a mulher?
A mulher que amamenta se beneficia de várias maneiras. Chegamos a dizer que “ela regride mais rapidamente das alterações proporcionadas pela gravidez”. Assim, readquire mais facilmente a forma física anterior à gestação. Quando o leite materno é o alimento exclusivo do bebê, a amamentação pode funcionar como um excelente método anticoncepcional. A depender da idade da primeira lactação, pode conferir ainda uma relativa proteção com relação ao câncer de mama. Outro benefício vital, na minha visão, é a relação de afetividade que se cria entre ambos, estabelecendo, sobretudo, um vínculo de amor indissolúvel.

7. Muitas mulheres temem a amamentação por vaidade e medo de flacidez nos seios. Que orientação o senhor dá para essas mães?
A flacidez chegará para todos um dia. O colágeno ficará escasso. Não é o ato de maior doação da mulher – amamentar – que vai tornar o seu corpo flácido.