Notícias Fique por dentro das novidades

Emergência otorrinopediátrica — Hospital Português da Bahia

18 de setembro de 2012

Emergência otorrinopediátrica

18 September 2012

Emergência otorrinopediátricaNariz quebrado, sangramento nasal, dor de ouvido, introdução de corpo estranho nas vias aéreas superiores, infecções como otites, faringoamigdalites e rinossinusites. Muitas são as ocorrências responsáveis por quadros de urgência ou emergência otorrinolaringológica em crianças. O especialista da Emergência de Otorrinolaringologia do Hospital Português, Dr. Miguel Leal Andrade Neto, observa que por essas situações serem comuns nessa faixa etária, é importante que os pais estejam atentos aos sintomas que normalmente as acompanham. “Febre alta, dor de garganta, secreção ou congestão nasal, dificuldade para se alimentar, mau hálito, ronco, dor de ouvido, prostração, confusão mental e reações oculares associadas a gripe ou sinusite devem motivar os pais a encaminharem prontamente seus filhos a um serviço de emergência otorrinolaringológica”, alerta o médico, destacando que a identificação dessas reações na criança é condição essencial para a procura do tratamento adequado.

Além de tirar a tranquilidade dos pais, as patologias que requerem tratamento emergencial podem comprometer o desenvolvimento saudável da criança se não forem tratadas a tempo, acarretando complicações e até sequelas. “Uma simples otite média aguda pode disseminar o processo infeccioso para o sistema nervoso central, levando a uma meningite, que pode causar surdez na criança. Uma rinossinusite não tratada pode evoluir com complicações orbitárias (celulites oculares, abscessos e até cegueira) ou neurológicas (abscessos cerebrais, meningite ou trombose)”, adverte o otorrinolaringologista. A preocupação dos pais também ocorre quando a criança introduz um corpo estranho no nariz ou garganta. Nesses casos, o especialista informa que o risco maior é de aspiração e consequente insuficiência respiratória; em se tratando de corpos estranhos no ouvido, a principal complicação é a infecção local. 

Hoje, a otorrinopediatria – área da Medicina que cuida dos problemas da garganta, nariz, ouvido, laringe, cabeça e pescoço em crianças e adolescentes – permite que essas situações sejam tratadas por profissionais especializados. No Hospital Português, essa assistência é prestada por uma equipe médica capacitada e experiente no atendimento infantil, incluindo otorrinopediatras, otologistas atuantes no implante coclear, fonoaudiólogas com experiência em audiologia infantil e especialistas em distúrbios de deglutição, em medicina do sono e em cirurgia crânio-maxilo-facial. A instituição chega a ter 50% dos atendimentos em consultório otorrinolaringológico voltados para as crianças. Na Emergência de Otorrinolaringologia do HP, a assistência é realizada em todas as faixas etárias pediátricas, desde os recém-nascidos, utilizando todos os planos de saúde aceitos pelo Hospital.   

Assistência infantil na Emergência de Otorrinolaringologia do HP

O atendimento na Emergência de Otorrinolaringologia do HP dispõe de cinco leitos de observação, sendo realizado diariamente (inclusive aos domingos), no 1º piso do Hospital. A instituição ainda oferece um moderno Centro Cirúrgico para procedimentos e internações de urgência no Hospital Dia, e assistência ambulatorial de segunda à sexta-feira, no Serviço de Otorrinolaringologia, no 1º andar do Centro Médico HP. A infraestrutura para o diagnóstico e tratamento das patologias otorrinopediátricas também comporta três consultórios providos de aparelhos de última geração, sistemas individuais de videoendoscopia (rígida e flexível), avaliação audiológica completa (inclusive com teste da orelhinha e audiometria de tronco cerebral). “O trabalho integrado entre os serviços permite que o paciente seja acompanhado pelo mesmo otorrinolaringologista após o atendimento de emergência, podendo dar continuidade ao tratamento com um único especialista”.