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Gestão da Assistência — Hospital Português da Bahia

9 de outubro de 2012

Gestão da Assistência

09 October 2012

Gestão da AssistênciaA fim de estimular o setor de saúde a descobrir soluções efetivas para a insuficiência de leitos hospitalares, o Hospital Português promoveu novamente o encontro dos principais atores do segmento, da Bahia e de São Paulo, no 2º Simpósio HP de Gestão do Leito Hospitalar, realizado no Centro de Convenções da Bahia, em setembro. A iniciativa integrou um dos principais eventos de saúde no Brasil, o Fórum Nordeste de Gestão em Saúde, atraindo a participação de instituições públicas, privadas e filantrópicas do setor para discutirem A gestão do leito hospitalar como estratégia de melhoria dos resultados. “O Simpósio vem se consolidando como um espaço de troca de experiências entre instituições que são referência no segmento médico-hospitalar do país. Nossa expectativa é de que a cada edição o setor possa encontrar alternativas melhores para enfrentar a carência de leitos hospitalares, aprimorando a assistência e a segurança do paciente”, avalia o diretor técnico do Hospital Português, Dr. Álvaro Nonato.  

Superando as expectativas dos organizadores, a segunda edição do Simpósio foi marcada pela participação ativa de uma plateia repleta, que lançou questões aos palestrantes oportunizando o esclarecimento de dúvidas comuns e o compartilhamento de experiências de sucesso. Instituições locais, como os hospitais Santa Izabel e Jorge Valente; as empresas de atenção domiciliar Assiste Vida, Bahia Home Care e SOS Vida; as operadoras de planos de saúde, Planserv e Bradesco Seguros; além da empresa de auditoria médica Conamed, enriqueceram o debate sobre o Conflito de interesses envolvidos na desocupação do leito hospitalar. O evento teve ainda como ponto alto a participação em tempo integral de representantes de instituições reconhecidas nacionalmente, como o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital São Camilo, ambos de São Paulo. O diretor corporativo de práticas assistenciais da Rede São Camilo, Dr. Fábio Peterlini destacou a relevância da ação conjunta do corpo assistencial e funcional para o bom gerenciamento de leitos e celeridade na desocupação. “Se um hospital gerir bem os seus leitos, ele pode aumentar em 15% a sua capacidade de vagas virtuais”. 

Para atingir essa meta e alcançar a taxa ideal de 85% de vagas preenchidas, aspecto ressaltado no encontro, o Hospital Português está investindo em mudanças sistêmicas. A Instituição reuniu as áreas de Gestão de Leitos, Hotelaria, Núcleo de Qualidade, Higienização, Manutenção, Enfermagem, Gerência Técnica, Serviço Social, Gerência Administrativa e Controladoria, para rever o papel da Comissão de Longa Permanência e redefinir as diretrizes da Política de Gestão de Leitos, que passam orientar a atuação das áreas funcional e assistencial do Hospital. As primeiras modificações incluem ampliação da equipe de Gestão de Leitos – que agora além de um técnico, conta com uma assistente social – capacitação de todas as equipes envolvidas por meio de encontros e visitas técnicas aos centros de referência, emprego de ferramentas digitais de comunicação institucional no fluxo de informações sobre a administração de vagas de internação e também elaboração de contratualizações internas para formalizar processos, elevar o nível dos serviços e a agilidade na desospitalização.

“Os desafios da gestão de vagas no HP são semelhantes aos de outros hospitais da região Nordeste. A criação de um setor específico para gerir os leitos da Instituição, assim como a adoção de diretrizes apontadas no Simpósio visam otimizar o processo de desospitalização segura do paciente, criando condições para que a Instituição se torne uma referência nessa área”, projeta Dr. Álvaro Nonato. Para o responsável pela gestão de leitos do HP, Gercimar Saraiva, esta realidade está mais próxima. “Desde a primeira edição do evento, o Hospital tem buscado corrigir procedimentos que apresentam alguma deficiência e impactam na liberação ágil dos leitos. A criação de indicadores para a desospitalização do paciente e o aumento do quadro funcional da área são resultados desse aprimoramento”, pontua.

Na avaliação da gerente de qualidade médica do Hospital Albert Einstein, Dra. Camila Sardenberg, o Hospital Português está bastante avançado no processo de gestão de leitos. “O principal desafio das instituições médico-hospitalares em um cenário de escassez de vagas é conseguir gerir a própria estrutura assistencial considerando aspectos como envelhecimento da população, maior acesso aos serviços de saúde e evolução da assistência domiciliar. O Simpósio nos proporcionou a troca de experiências e o aprendizado coletivo. A Instituição está de parabéns”.