Notícias Fique por dentro das novidades

Gestão para o futuro — Hospital Português da Bahia

10 de outubro de 2012

Gestão para o futuro

10 October 2012

Gestão para o futuroEm meio às oscilações do setor de saúde, cada vez mais organizações tem reconhecido a importância de adotar ferramentas de gestão para enfrentar situações de instabilidade e ampliar o aproveitamento de cenários favoráveis ao investimento. O Hospital Português é um exemplo. A Instituição tem focado no aprimoramento de processos, visando criar condições para ser reconhecida nacionalmente pela excelência na assistência hospitalar de forma sustentável. Investir continuamente no desenvolvimento de ações programadas é a estratégia adotada pela filantrópica. Além de seguir um Planejamento Estratégico, o Hospital possui uma Comissão de Planejamento permanente, que busca propagar entre as diversas equipes da assistência e do corpo funcional a cultura do trabalho planejado. “O Hospital tem passado por importantes transformações nos últimos anos, desde que adotou o seu Planejamento Estratégico. A Comissão visa impulsionar essa evolução, definindo as metas a serem alcançadas em 5 anos e nos próximos 10 anos”, observa o coordenador do grupo e diretor de patrimônio do HP, Joaquim Gonçalves.

Além dele, a Comissão de Planejamento é formada pelo presidente da Instituição, Luiz Alberto Souto de Castro, pelo gerente técnico, Dr. Álvaro Nonato, pela assessora de marketing e comunicação, Flávia Costa Pinto e pelo diretor de suprimentos, Fernando Carneiro. Há quatro meses realizando encontros semanais, o grupo tem convidado as equipes de diferentes áreas a reproduzirem suas perspectivas atuais e, a partir delas, elaborarem estratégias de ação até 2022. O objetivo é envolver todos os setores hospitalares na antecipação de cenários internos e externos, a fim de traçar metas promissoras para a Instituição em cada área. A coleta de dados também pretende manter o Hospital sintonizado com as transformações, riscos e perspectivas apresentadas pelo setor de saúde. “A partir do conhecimento aprofundado da sua realidade atual, o HP vai poder projetar de forma coerente aonde pretende chegar na próxima década e de que maneira. Esse posicionamento de vanguarda potencializa o aprimoramento da razão de existir da Instituição: prestar assistência de qualidade com segurança, para obter a satisfação dos clientes”, destaca o gerente técnico do HP. 

Entre as áreas institucionais que já esboçaram suas estratégias estão os setores responsáveis pela acreditação e qualidade, enfermagem, organização física e segurança, geração e transferência de conhecimentos. As próximas projeções para os membros da Comissão vão ser conduzidas pelas áreas de tecnologia, relações comerciais e comunicação e marketing. No total, 30 diferentes setores da Instituição devem expor iniciativas para o futuro, que servirão de ponto de partida para a elaboração de um programa de ações continuado.  Além do engajamento dos colaboradores, a Comissão se propõe a avaliar periodicamente os resultados, revisar anualmente o planejamento, realizar visitas técnicas aos centros de referência em saúde do país – em maio, o grupo foi recebido no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde pôde conhecer diversas instalações e setores, bem como trocar informações com gestores locais, a exemplo do superintendente estratégico do HSL, Dr. Gonzalo Vecina. Outras propostas do grupo são promover ações que valorizem a importância do planejamento e ainda produzir relatórios trimestrais para apresentação à diretoria e divulgação à comunidade, através de matérias publicadas na revista Imagem Real.