Notícias Fique por dentro das novidades

Prevenção da osteoporose — Hospital Português da Bahia

1 de outubro de 2012

Prevenção da osteoporose

01 October 2012

Prevenção da osteoporoseA osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se pela diminuição substancial da quantidade de massa óssea e desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. A patologia faz parte do processo normal de envelhecimento, sendo mais comum em mulheres do que em homens. Além disso, a osteoporose progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a doença pode passar despercebida. 

Estima-se que mundialmente 1 a cada 3 mulheres e 1 a cada 5 homens com mais de 50 anos tenham osteoporose. A doença é responsável por milhões de fraturas anualmente, a maioria envolvendo vértebras lombares, quadril e punho. Quem apresenta maior risco de desenvolver a doença são: mulheres, fumantes, consumidores de álcool ou café em excesso, diabéticos, praticantes de atividade física de forma inadequada e sedentários. 

A prevenção da osteoporose geralmente está ligada à mudança no estilo de vida, que deve envolver hábitos como:

o Consumir quantidade adequada de cálcio e vitamina D (incluindo a suplementação).
o Evitar o tabagismo. 
o Realizar exercícios como caminhada (40 minutos, quatro vezes por semana).
o Prevenir quedas com o auxílio de acessórios para andar (bengala, corrimão), retirada de tapetes e carpetes escorregadios e tratamento de disfunções da visão (como miopia, astigmatismos, entre outras).

O tratamento da osteoporose visa evitar a ocorrência de fraturas. Além de medidas preventivas, existem, atualmente, diferentes classes de medicamentos para diminuir a perda óssea, geralmente de uso prolongado (durante anos), sendo necessário o acompanhamento com exames anuais para observar a resposta ao tratamento. A prática leve de exercícios não interfere na saúde óssea, mas o exercício moderado feito mais de três dias por semana, totalizando mais e 90 minutos semanais, reduz o risco de osteoporose e de fraturas em  homens e mulheres com mais idade. O ideal, em termos de prevenção da doença, é que os exercícios sejam feitos de forma regular e ao longo da vida. Antes de iniciar qualquer programa de exercício, os pacientes mais velhos ou aqueles que apresentam graves condições clinicas devem conversar com seus médicos. Previna-se! 

* Fisioterapeuta do Hospital Português – Pe. Paulo Felber.