1 de outubro de 2012
Ser Médico
01 October 2012
Em sala de aula, costumo me dirigir a jovens médicos atirando-lhes a seguinte pergunta: o que faz alguém escolher a medicina veterinária como profissão? A questão geralmente é recebida com surpresa. Após algumas respostas elegantemente elaboradas com o desígnio de impressionar colegas e professor, soa vestida de estonteante simplicidade a resposta que tanto anseio ouvir: o gosto pelos animais. Claro, é este o sentimento que faz nascer um médico veterinário. Não se concebe um médico veterinário que “deteste” animais. Sem perder um minuto sequer, pois assim não se esvai o calor da réplica, disparo: é também assim com a medicina; ao se escolher ser médico não deve haver motivação maior que GOSTAR DE GENTE.
Ao comemorarmos o DIA DO MÉDICO, portanto, gosto de pensar que celebramos na realidade esta escolha: o cuidar de gente, de gente que sofre. Nesse dia abraçamos, presenteamos, enaltecemos e até glorificamos esses seres maravilhosos. E como é boa a convivência com os colegas médicos do Hospital Português; como é bom estar ao lado de gente que gosta de gente; como é bom ouvir suas histórias, recheadas de vitórias ou entrecortadas por derrotas, que quase sempre revelam as impiedosas marcas da fronteira entre o que queremos e o que podemos fazer. E mais, como é bom fazer parte do exército de médicos que, para realizar a escolha que fizeram, buscam as instalações e valores do Hospital Português, formando assim um corpo clínico de valor reconhecidamente inestimável.
Parabéns, portanto, a todos os colegas que pelo desejo de trabalharem sem cessar para que outros possam ser mais saudáveis e mais felizes escolheram SER MÉDICOS.