Notícias Fique por dentro das novidades

Assistência segura e de qualidade — Hospital Português da Bahia

18 de dezembro de 2012

Assistência segura e de qualidade

18 December 2012

Assistência segura e de qualidadeMais do que um título, a Acreditação de Nível 2 do Hospital Português representa a confirmação de melhores práticas introduzidas na rotina assistencial e administrativa da organização. Benefícios que se traduzem em maior qualidade nos serviços, introdução de ferramentas de gestão modernas, humanização da assistência, elevação da segurança proporcionada aos pacientes e profissionais de saúde, rotinas de trabalho amparadas por protocolos clínicos e administrativos, estímulo à educação continuada em diversos setores organizacionais, formação de profissionais mais conscientes das políticas de segurança e qualidade, maior satisfação no ambiente profissional, redução de custos, atendimento às normas dos órgãos reguladores do segmento (como ANVISA e ANS), dentre outros. Tais resultados transpõem o espaço físico da instituição, representando um diferencial de credibilidade que influencia a escolha dos usuários de serviços de saúde. “As pessoas estão cada vez mais atentas à qualidade da assistência hospitalar e a Acreditação constitui um recurso capaz de fomentar a renovação necessária para a conquista da excelência. Nosso maior êxito é o aumento do número de vidas salvas”, destaca o gerente técnico do Hospital Português, Dr. Álvaro Nonato.

O gestor ressalta que essas melhorias só foram possíveis graças ao trabalho em equipe realizado na instituição fundamentado na Política de Qualidade e Segurança do Paciente. O regimento determina que todos no Hospital devem trabalhar para melhorar a qualidade dos serviços e os cuidados prestados ao paciente. Hoje, o Hospital dispõe de protocolos de conduta adequada para os diferentes eventos relacionados ao cuidado do paciente. Na trajetória rumo a Acreditação, os colaboradores aprenderam os protocolos pertinentes às suas áreas de atuação, sendo avaliados permanentemente por comissões multidisciplinares – compostas por médicos, enfermeiros, gestores hospitalares, dentre outros profissionais. Em todo o processo a Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente exerceu papel fundamental, tendo sido criada especialmente para acompanhar o desempenho das equipes e consolidar nos colaboradores as recomendações da Política de Qualidade e Segurança do Paciente. “O objetivo da Comissão é garantir a segurança do paciente, tornando a prática da qualidade e os cuidados assistenciais compromissos permanentes compartilhados por toda a organização”, explica a Assessora  de Qualidade do HP, Milena Torres. 

Para difundir as novas diretrizes o grupo se reúne semanalmente, avaliando situações relacionadas à qualidade dos serviços institucionais e a segurança do paciente, com o objetivo de estimular ações focadas na gestão de riscos e da qualidade assistencial. A Comissão também busca dar transparência aos processos internos acompanhando os desdobramentos das atividades planejadas e aplicando medidas preventivas ou corretivas, quando necessário. “A conquista da excelência assistencial exige redução dos riscos associados aos cuidados com a saúde. Nosso trabalho busca proteger esse direito do paciente, agregando profissionais das diferentes áreas no desafio permanente de prevenir e administrar as intercorrências próprias da prática hospitalar”, observa Dr. Álvaro Nonato.