Hospital Português conquista Nível 2 de Acreditação Hospitalar — Hospital Português da Bahia
18 de dezembro de 2012
Hospital Português conquista Nível 2 de Acreditação Hospitalar
18 December 2012
Mais segurança para pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde, fornecedores e demais públicos que visitam o Hospital Português. Esta é a principal garantia do selo de qualidade entregue à instituição filantrópica pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, no dia 28 de novembro. “Um resultado possível graças ao trabalho comprometido e integrado das equipes assistenciais, administrativas e diretoria executiva”, destaca o presidente da instituição, Luiz Alberto Souto de Castro, reconhecendo a importância do envolvimento de todos os profissionais neste resultado. Com a chegada ao Nível 2 de Acreditação Hospitalar, como Acreditado Pleno em Gestão, o HP passa a compor o seleto grupo de hospitais brasileiros, cerca de 2% das instituições do setor, com comprovada visão sistêmica da saúde. A certificação das boas práticas da filantrópica quanto à padronização de processos e qualidade nos serviços, soma pontos à sua credibilidade centenária como um diferencial de mercado que pesa na escolha dos usuários dos serviços de saúde – exemplo do que acontece em países da Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.
Antes de receber o certificado exclusivo do setor, o Hospital foi visitado por auditores do Instituto Qualisa de Gestão, empresa certificadora da ONA, nos dias 26, 27 e 28 de novembro. Nesse período, teve toda a sua estrutura avaliada – corpo assistencial e funcional, serviços prestados, estilo de gestão, protocolos realizados, etc. Ao final da inspeção, ficou constatada a redução de riscos e a conquista da segurança hospitalar em todas as dimensões preconizadas pelo Manual Brasileiro de Acreditação. O alcance desse estágio de desenvolvimento institucional teve apoio decisivo da Gerência Técnica e do Núcleo da Qualidade, na mobilização dos colaboradores e disseminação do cultivo do cuidado permanente. “A gestão da qualidade fortalece a confiança e a satisfação dos clientes, reduzindo riscos através da melhoria contínua dos processos. Logo, o Núcleo da Qualidade desempenha papel estratégico como mediador da Acreditação, estimulando a educação continuada para construção da cultura de segurança do paciente, da importância do trabalho em equipe no gerenciamento de processos e na melhoria contínua da assistência”, observa a assessora de Qualidade do HP, Milena Torres.
O gerente técnico do Hospital, Dr. Álvaro Nonato lembra que o treinamento das equipes assistenciais e administrativas foi essencial para disseminar a compreensão da assistência como um processo interdependente. “Um hospital é seguro quando todas as suas áreas atuam de modo interligado na revisão de processos e na diminuição de riscos. A instituição que decide de forma voluntária passar pelo processo de Acreditação está comunicando à sociedade que sua segurança pode ser comprovada”. Entre os inúmeros benefícios alcançados pela filantrópica, o gestor destaca: ambiente hospitalar seguro para pacientes e colaboradores, processos identificados e descritos com fluxos definidos em toda a cadeia de cuidado do paciente, equipes qualificadas para a busca de soluções eficientes e resolutivas, estímulo continuado à obtenção do melhor desempenho, além da conformidade com os órgãos reguladores do setor, como ANVISA e a Agência Nacional de Saúde. Exemplo prático disso é a checagem das informações do paciente, desde o momento da marcação do procedimento até a alta hospitalar. Rotina que assegura a diminuição de erros, de complicações perioperatórias (durante e depois da operação) e de 42% da mortalidade no pós-cirúrgico. Para o coordenador médico do Centro Cirúrgico, Dr. Roberto Valente Filho, esse zelo humaniza a assistência e o relacionamento entre instituição de saúde e paciente. “Acreditar é confiar. Ser acreditado é ser merecedor de confiança, é ter credibilidade. Nas atividades de cuidado, esse pacto é crucial, pois é no sofrimento que precisamos encontrar confiança para acalmar o espírito”.
Também Acreditada, a Maternidade Santamaria buscou descrever desde a inauguração todos os seus protocolos, fluxos e rotinas dentro das normas do Manual Brasileiro de Acreditação, visando oferecer a segurança e a qualidade necessárias às pacientes, mães e recém-nascidos. “Com as visitas de consultoria para certificação, fomos amadurecendo para a importância de melhorar continuamente os nossos procedimentos, envolvendo as equipes na compreensão de que mais que um título de qualidade, a certificação representa a certeza de que executamos protocolos operacionais com segurança, maturidade e visão voltada para a redução de riscos”, revela a enfermeira chefe da Maternidade, Loise Chamusca.
Com o aprimoramento contínuo dos processos hospitalares, a redução de custos representa um dos importantes resultados conquistados para a autossustentabilidade da instituição. “Através do melhoramento operacional e assistencial também conseguimos otimizar nossos custos, o que possibilita novos investimentos em estrutura, novas tecnologias, atualizações técnicas profissionais e de procedimentos”, observa a gerente financeira, Fátima Mendes. Os impactos positivos da Acreditação também se refletem na área comercial, segundo o analista da filantrópica, Martionelem Oliveira. “Percebemos o aumento da credibilidade junto à população e a criação de novos mecanismos de negociação junto às fontes pagadoras, com base nos indicadores de melhorias da qualidade dos serviços”. A soma de experiências benéficas para os pacientes desde que foi certificada pela primeira vez pela ONA impulsiona a filantrópica a abraçar novo desafio ao lado dos seus colaboradores: a certificação de Nível 3, como Hospital Acreditado com Excelência em Gestão. A conquista deste selo, com padrão de qualidade e segurança reconhecido nacionalmente, é uma aspiração que mantém a instituição firme na busca da excelência assistencial.
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