Notícias Fique por dentro das novidades

Cirurgia oncológica em idosos — Hospital Português da Bahia

22 de fevereiro de 2013

Cirurgia oncológica em idosos

22 February 2013

Cirurgia oncológica em idososNo Brasil, aproximadamente 70% dos diagnósticos de câncer ocorrem em pessoas acima de 60 anos, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer. Tumores de próstata, de mama, cólon, pulmão e estômago aparecem entre os tipos que mais acometem o público da terceira idade. Em geral, o tratamento é complexo, requerendo instituições especializadas, que ofereçam recursos materiais e humanos adequados. Para proporcionar uma assistência completa no tratamento dos diferentes tipos de neoplasias, o Hospital Português amplia a sua infraestrutura na área e cria o Serviço Especializado em Cirurgia Oncológica. A instituição que é uma referência em diversas especialidades médicas no Norte e Nordeste do país, agora agrega profissionais experientes e capacitados em cancerologia cirúrgica, dando um importante passo para se firmar também como centro de referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores. “O envelhecimento da população brasileira e a evolução da medicina diagnóstica têm impactado na maior descoberta de carcinomas, especialmente, na população idosa. A cirurgia oncológica é um dos fatores prognósticos mais importantes no cuidado e cura desses pacientes. A especialidade tem papel decisivo na terapia de cerca de 90% dos tumores sólidos com indicação cirúrgica”, destaca o médico cancerologista da equipe do novo Serviço, Dr. Fábio Neves.

As neoplasias já são a segunda causa de mortalidade em idosos, de acordo com o Ministério da Saúde. Em 2011, foram registrados 201 mil óbitos decorrentes da patologia nessa faixa etária. Para ajudar a transformar esse cenário, a nova especialidade do HP disponibiliza uma equipe de especialistas altamente qualificada no tratamento de tumores do aparelho digestório, tumores ginecológicos, câncer de pele (melanoma e não melanoma), além de sarcomas de partes moles. O grupo atua tanto no atendimento ambulatorial eletivo – no Centro Médico HP, sala 214, e no Centro de Oncologia do Hospital – como em regime de sobreaviso, realizando o acompanhamento dos pacientes internados. O trabalho é desenvolvido em conjunto com outras áreas hospitalares já consolidadas na terapia do câncer – Centro de Oncologia HP, Radiologia Intervencionista, Serviço de Endoscopia, Serviço de Colonoscopia e Serviço de Hemodinâmica. “Os principais centros de tratamento de câncer no mundo já entendem que o paciente oncológico apresenta necessidades específicas, sendo a atuação multidisciplinar humanizada de fundamental importância para o seu acolhimento. Ao promover a cancerologia cirúrgica o Hospital Português possibilita o acesso a uma assistência mais qualificada e individualizada”, observa.

Entre os recursos terapêuticos empregados pelo Serviço estão métodos convencionais, minimamente invasivos e técnicas modernas, como a perfusão ou infusão de membros e a quimioterapia intraoperatória. Dr. Fábio Neves destaca que as pesquisas apontam para a menor morbimortalidade, menor recidiva de doença e maior sobrevida quando o paciente é operado por um especialista em câncer. “Este fator repercute diretamente no sucesso da terapia”. O especialista revela que a maioria dos pacientes idosos tolera bem o procedimento cirúrgico, inclusive os mais complexos. Ele atribui essa conquista aos avanços obtidos em áreas como anestesiologia, terapia intensiva, cirurgia minimamente invasiva, bem como à melhor compreensão da fisiologia e fisiopatologia do paciente de câncer. “Antigamente, a mortalidade operatória em idosos era de 37%. Hoje, graças à evolução dos recursos terapêuticos esse índice é de aproximadamente 8%. Mas, tamanho resultado só é possível quando há acompanhamento multidisciplinar adequado e a devida individualização do tratamento, pois existem pacientes de 80 anos que são ativos e não possuem comorbidades, enquanto outros mais jovens possuem múltiplos problemas de saúde (como diabetes e hipertensão), sendo mais comprometidos”, pondera. 

Além da participação de médicos especializados – em cancerologia, radioterapia, patologia, radiologia, entre outras áreas – o Serviço de Cirurgia Oncológica conta com profissionais de enfermagem, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e os demais recursos do Hospital Português. Aparelhagem de última geração para diagnóstico e estadiamento do câncer – como o moderno aparelho PET-CT e os equipamentos para videolaparoscopia – soma-se à infraestrutura de ponta da instituição capacitada para procedimentos de alta complexidade. “A Medicina tem buscado aprimorar seus recursos terapêuticos contra o câncer e o Hospital Português está acompanhando esse progresso. A criação do Serviço Especializado em Cirurgia Oncológica é uma evidência da visão vanguardista que marca a trajetória centenária da instituição”.