Notícias Fique por dentro das novidades

Excesso de peso — Hospital Português da Bahia

15 de fevereiro de 2013

Excesso de peso

15 February 2013

Excesso de pesoHá tempos que aquela roupa não cabe mais, calçar as meias virou um sacrifício e o passeio com o cachorro pelo quarteirão parece uma maratona olímpica. Esses dilemas se adequam, perfeitamente, àquelas pessoas que passaram do peso ideal e já são consideradas obesas. A obesidade é uma patologia cada vez mais frequente, com prevalência que já atinge proporções epidêmicas. “A literatura mundial nos faz cientes, há muito tempo, sobre o risco elevado de doenças associadas ao sobrepeso e obesidade, destacando as cardiovasculares e o diabetes, além de neoplasias, osteoartrose, e doenças dos tratos respiratório e digestivo, e também psiquiátricas”, detalha a cardiologista e vice-coordenadora da Unidade de Pós-Operatório Cardiovascular (UPC) do Hospital Português (HP), Drª Rebecca Reis.

Em se tratando de doenças cardiovasculares, como coronariopatia, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial sistêmica (pressão alta) e fibrilação atrial, a obesidade já se apresenta como um fator de risco independente. Porém, para o tratamento da doença, a Drª Rebecca destaca que é preciso não só perder peso, mas também corrigir outros fatores de risco geralmente associados, como o controle da glicemia (açúcar no sangue), das triglicérides (gorduras), e do colesterol HDL, que são componentes da Síndrome Plurimetabólica. “Uma dieta planejada com cálculo da quantidade de calorias baseado na energia desprendida pelo indivíduo, acompanhada de uma boa reeducação alimentar e atividade física regular são os pilares do tratamento”, afirma. Nos casos de obesidade mórbida, resistentes a esta terapia inicial, a cirurgia bariátrica surgiu como um avanço nesta terapêutica.

É necessária uma equipe multidisciplinar no acompanhamento durante o tratamento, incluindo especialidades como cardiologia, endocrinologia, psicologia e nutrição. O Hospital Português (HP) conta com todos os recursos tecnológicos e humanos para garantir o melhor tratamento possível para estes pacientes, com destaque para a grande experiência do hospital em cirurgia bariátrica, sendo um dos pioneiros na implantação na Bahia. IMC O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para calcular o IMC basta dividir a massa (peso) pela altura elevada ao quadrado. O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo.

IMC= MASSA ÷ (ALTURA × ALTURA)

IMC Classificação

< 18,5 Abaixo do Peso

18,6 – 24,9 Saudável

25 – 29,9 Sobrepeso

30,0 – 34,9 Obesidade Grau I

35,0 – 39,9 Obesidade Grau II (severa) = 40,0 Obesidade Grau III (mórbida)