Ações planejadas para o paciente
26 March 2013
Criada para direcionar o crescimento do Hospital Português na busca da excelência assistencial e da sustentabilidade econômica, a Comissão de Planejamento da filantrópica vem obtendo resultados significativos desde que foi implantada, em junho de 2012.
O histórico positivo de ações desenvolvidas nas diferentes áreas institucionais, em menos de um ano de atividades, inclui, entre outras realizações, a evolução do processo de Acreditação Hospitalar, a retomada das atividades de Ensino e Pesquisa na instituição e a visita técnica ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. De acordo com a gestão do HP, tais avanços organizacionais impactam diretamente na melhoria da qualidade assistencial prestada à comunidade, sendo este o maior objetivo.
Um exemplo prático citado é a introdução de inovações no Modelo Assistencial de Enfermagem do HP, com a renovação de 26% do quadro de enfermeiros, alinhamento das políticas de enfermagem, mudança de rotinas assistenciais, fortalecimento das práticas de gerenciamento de risco, reestruturação das comissões de enfermagem, instituição dos Programas de Trainee e Estágio em Enfermagem, bem como dos Programas AssistirRH, TransformarRH e Concierge – uma tendência atual adotada pelas melhores instituições de saúde a fim de proporcionar maior conforto e humanização do atendimento para pacientes e acompanhantes. Os membros efetivos da Comissão explicam que tais estratégias foram definidas durante encontros semanais, tendo o respaldo de propostas de aprimoramento apresentadas por diferentes áreas hospitalares para os próximos 10 anos.
Atualmente, a Comissão de Planejamento do HP é constituída pelo presidente da Instituição, Luiz Alberto Souto de Castro, pelo gerente técnico, Dr. Álvaro Nonato, pela assessora de Marketing e Comunicação, Flávia Costa Pinto, pelo diretor de Suprimentos, Fernando Carneiro, pelo diretor de Patrimônio, Joaquim Gonçalves, pela gerente Administrativa, Daniela Facchinetti, e pelo coordenador da Controladoria, Marcelo Liguori. Nos últimos oito meses o grupo buscou manter o foco no planejamento, avaliando o cenário do mercado de saúde e as proposições de melhorias institucionais trazidas por equipes que atuam na acreditação e qualidade, enfermagem, organização física e segurança, geração e transferência de conhecimentos, comunicação e marketing, assistência, relação com associados, expansão e fusão, e também no plano diretor. No total, 30 setores da instituição deverão expor suas propostas.
O trabalho integrado e os resultados obtidos até agora foram determinantes para as diretrizes estabelecidas para 2013, segundo a Comissão. Até dezembro, o foco das ações deve estar voltado para a divulgação das iniciativas entre a alta gestão institucional e a sociedade, o acompanhamento das estratégias já adotadas pelo hospital e monitoria do panorama da saúde no país, a continuidade das visitas técnicas em instituições hospitalares de referência nacional e internacional, a análise e atualização das perspectivas do setor, além da inclusão de novas propostas ao Planejamento Estratégico da instituição.