Notícias Fique por dentro das novidades

Circulação sanguínea — Hospital Português da Bahia

26 de março de 2013

Circulação sanguínea

26 March 2013

Pés e tornozelos inchados, coceiras e dores nas pernas, cãibras e sensações de formigamento. Esses são alguns sintomas de má circulação sanguínea. E uma das doenças causadas por esse problema são as varizes, que já atingem cerca de 70% da população idosa no Brasil. De acordo com o angiologista do Hospital Português, Dr. Almiro Vieira de Melo Neto, as varizes são a doença vascular mais incidente nas pessoas e vem crescendo em decorrência do aumento da expectativa de vida, assim como de outros fatores como obesidade e sedentarismo. “A prevalência de insuficiência venosa crônica na população aumenta com a idade. Nos Estados Unidos, mais de sete milhões de pessoas já são portadoras dessa patologia, que é responsável por 70% a 90% de todas as úlceras de membro inferior”, afirma. Nesta entrevista, Dr. Almiro fala sobre o que causa a doença, e a necessidade de manter o corpo em movimento para prevenir e evitar problemas de circulação sanguínea. Confira!

 
1 – Quais as principais causas da má circulação sanguínea? Quando falamos em circulação sanguínea é importante diferenciarmos entre doença venosa e arterial. Na venosa temos como principais fatores de risco, a idade, sexo feminino (devido ao hormônio progesterona e contraceptivos), obesidade, gravidez, sedentarismo, permanecer muito tempo em pé e fatores genéticos. Já a doença arterial se apresenta em pacientes que têm problema de pressão alta, diabetes, alterações no colesterol, história familiar positiva, que sejam sedentários e/ou tabagistas. 
 
2 – As varizes são a doença vascular venosa que mais atinge as pessoas. Como se dá o tratamento dessa patologia? O tratamento clínico das varizes deve ser aplicado à grande maioria dos pacientes, abrangendo o uso da meia elástica, a realização de atividade física regular, medidas higieno-dietéticas e o uso de venotônicos em alguns casos. Movimentar-se é fundamental para melhoria do retorno venoso e dos sintomas de insuficiência venosa. Já o tratamento cirúrgico se baseia na retirada dos cordões varicosos dilatados, e que elevam a pele. As veias que são retiradas, por estarem doentes, não colaboram para a circulação. A retirada causa melhoria na drenagem venosa dos membros inferiores, aliviando os sintomas e prevenindo as implicações da evolução da doença. Deve ser indicada nos pacientes com sintomas e doença venosa já estabelecida. 
 
3 – Quais as dicas que o senhor dá para se evitar doenças vasculares? Se eu pudesse resumir todas as dicas em uma só, eu diria que a realização de uma atividade física regular seria a mais importante forma de se evitar uma doença vascular venosa. Devemos lembrar que o nosso organismo funciona como uma máquina, por isso precisa estar sempre em movimento, visto que, com o sedentarismo, ele “enferruja” e as doenças começam a aparecer. Porém, quando se trata de doenças vasculares como um todo, as melhores dicas são: não fumar, cuidar da alimentação e da hipertensão, usar roupas confortáveis, controlar o açúcar, sal e o colesterol sanguíneo, evitar o uso de hormônios e ganhos exacerbados de peso e utilizar meias elásticas.  
 
4 – Mesmo que não apresente sintomas aparentes, há um momento em que o senhor considera importante que as pessoas procurem um angiologista? Sem dúvidas procurar se cuidar e buscar ajuda de um especialista só vai trazer benefício a curto, médio e longo prazo. Quanto mais cedo agirmos e quanto mais rápido assimilarmos a importância das medidas preventivas, maiores são as chances desta doença não se manifestar, seja através dos sinais ou sintomas. E se ainda assim, se por meios hereditários, a doença se desenvolver, seu tratamento será muito mais fácil e eficaz. Portanto a palavra mais importante é a prevenção. 
 
 5 – O que o HP oferece no tratamento dessas doenças? Um serviço completo de angiologia, cirurgia vascular e endovascular, abrangendo a prevenção, diagnóstico e tratamento das inúmeras patologias venosas, linfáticas e arteriais. Conta com uma equipe muito capacitada em cirurgias de pequeno, médio e grande porte, além de uma infraestrutura tecnológica de ponta, permitindo a resolução de casos complexos através de técnicas minimamente invasivas.
Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.