Notícias Fique por dentro das novidades

HP adota Política de Procedimento Gerenciado — Hospital Português da Bahia

17 de abril de 2013

HP adota Política de Procedimento Gerenciado

17 April 2013

Visando preservar a sua sustentabilidade mantendo o foco na qualidade da assistência, o Hospital Português inicia, neste mês de abril, a introdução da Política de Procedimento Gerenciado. A iniciativa busca otimizar a contenção de custos hospitalares, bem como padronizar a realização de procedimentos, promovendo ganhos assistenciais e financeiros. Inicialmente, a adoção dessa sistemática de remuneração, definida pela Agência Nacional de Saúde – ANS, ocorrerá apenas na realização de cirurgias geral, oncológica e de coluna, tendo o envolvimento de todas as operadoras de planos de saúde contratadas pela instituição.   
 
Através da aprovação consensual do Hospital e do seu corpo clínico, cada cirurgia passa a ter todas as etapas bem definidas antes da efetivação, através da descrição do procedimento, das técnicas a serem usadas, dos instrumentos e materiais de insumo necessários, da estrutura física, dos equipamentos e da equipe assistencial envolvida. Dessa maneira, o Hospital Português espera ampliar a qualidade da assistência e a segurança para o paciente e para a equipe médica participante do ato cirúrgico. “Nesta modalidade, o profissional que contrata um pacote de procedimento gerenciado passa a conhecer, antecipadamente, toda infraestrutura necessária à sua realização, bem como o custo total demandado pelo processo”, explica o gerente técnico do HP, Dr. Álvaro Nonato. 
 
Ele ressalta ainda que dessa maneira, situações frequentemente causadoras de glosas (recusa de pagamento por inconformidade apontada pelo plano de saúde) podem ser evitadas, melhorando o fluxo de autorizações entre o Hospital e as operadoras. “A Política não reduz a autonomia médica na condução do procedimento, ela apenas amplia a responsabilidade”, observa o gestor. Em contrapartida, ele informa que a margem de lucratividade tende a melhorar tanto para a instituição quanto para a equipe assistencial, em razão da racionalização do uso dos recursos. 
 
O emprego da Política de Procedimento Gerenciado é relativamente nova na Bahia, visto que poucas instituições fizeram a sua implantação. Apesar disto, os benefícios relacionados são significativos para aquelas que já fazem uso da metodologia. “Como tudo o que é novo, esta Política vai requerer tempo para ser vista como parte da cultura institucional. Seguramente, a participação de todos os envolvidos é essencial para a obtenção dos resultados almejados”, destaca.