A superação de resultados institucionais para a conquista de uma atuação excelente tem motivado as equipes de diferentes áreas do Hospital Português. O trabalho conjunto, que já foi responsável pela conquista de dois selos de qualidade concedidos pela Organização Nacional de Acreditação, agora se firma na busca do último nível de Acreditação Hospitalar, que certifica a Excelência em Gestão. Empenhada em traçar diagnósticos gerenciais para promover as mudanças necessárias à elevação da qualidade e segurança da sua assistência, a instituição filantrópica promoveu o encontro de líderes das áreas administrativas e de atenção ao paciente conduzido pela diretora da ST Consulte Saúde, médica sanitarista e gerente técnica da Associação Nacional de Hospitais Particulares (ANAHP), Denise Schout, no auditório do Centro Médico HP, em 13 de março. O evento girou em torno da apresentação e debate dos indicadores da base de dados do Hospital, visando atingir o panorama ideal para alcançar o nível três de Acreditação Hospitalar.
A ocasião foi marcada pela avaliação conjunta dos indicadores institucionais apresentados pela consultora, relacionados a temas como índice de mortalidade, tempo de permanência hospitalar, análise financeira, entre outras questões discutidas pelos participantes. “Trouxemos uma visão elaborada a partir da base do HP, obtida após análises da área clínica, da parte epidemiológica e das demandas do Hospital. Isso ajuda muito a orientar as ações de aprimoramento, as áreas para desenvolvimento de atividades estratégicas e também potencializa a capacidade dos gestores de planejar e aprimorar o resultado assistencial”, ponderou.
De acordo com a especialista, o HP está no caminho certo para a conquista do nível 3 de Acreditação Hospitalar. Ela ressaltou que, hoje, a instituição apresenta indicadores positivos, mas que podem ser aprimorados. Nesse sentido, traçar o diagnóstico de cada área a ser melhorada representa o passo inicial. “A base de dados forneceu muitas informações interessantes para a gestão do hospital. Pude perceber o quanto as áreas estão mobilizadas, envolvidas e empenhadas em atingir os melhores padrões de desempenho em relação ao aprimoramento do cuidado com o paciente. A mobilização das equipes é um dos fatores essenciais para a conquista da certificação e o Hospital está caminhando na direção deste objetivo”, concluiu.
A superação de resultados institucionais para a conquista de uma atuação excelente tem motivado as equipes de diferentes áreas do Hospital Português. O trabalho conjunto, que já foi responsável pela conquista de dois selos de qualidade concedidos pela Organização Nacional de Acreditação, agora se firma na busca do último nível de Acreditação Hospitalar, que certifica a Excelência em Gestão. Empenhada em traçar diagnósticos gerenciais para promover as mudanças necessárias à elevação da qualidade e segurança da sua assistência, a instituição filantrópica promoveu o encontro de líderes das áreas administrativas e de atenção ao paciente conduzido pela diretora da ST Consulte Saúde, médica sanitarista e gerente técnica da Associação Nacional de Hospitais Particulares (ANAHP), Denise Schout, no auditório do Centro Médico HP, em 13 de março. O evento girou em torno da apresentação e debate dos indicadores da base de dados do Hospital, visando atingir o panorama ideal para alcançar o nível três de Acreditação Hospitalar. A ocasião foi marcada pela avaliação conjunta dos indicadores institucionais apresentados pela consultora, relacionados a temas como índice de mortalidade, tempo de permanência hospitalar, análise financeira, entre outras questões discutidas pelos participantes. “Trouxemos uma visão elaborada a partir da base do HP, obtida após análises da área clínica, da parte epidemiológica e das demandas do Hospital. Isso ajuda muito a orientar as ações de aprimoramento, as áreas para desenvolvimento de atividades estratégicas e também potencializa a capacidade dos gestores de planejar e aprimorar o resultado assistencial”, ponderou. De acordo com a especialista, o HP está no caminho certo para a conquista do nível 3 de Acreditação Hospitalar. Ela ressaltou que, hoje, a instituição apresenta indicadores positivos, mas que podem ser aprimorados. Nesse sentido, traçar o diagnóstico de cada área a ser melhorada representa o passo inicial. “A base de dados forneceu muitas informações interessantes para a gestão do hospital. Pude perceber o quanto as áreas estão mobilizadas, envolvidas e empenhadas em atingir os melhores padrões de desempenho em relação ao aprimoramento do cuidado com o paciente. A mobilização das equipes é um dos fatores essenciais para a conquista da certificação e o Hospital está caminhando na direção deste objetivo”, concluiu.