Notícias Fique por dentro das novidades

Setor da saúde discute qualidade no cuidado ao paciente — Hospital Português da Bahia

4 de junho de 2013

Setor da saúde discute qualidade no cuidado ao paciente

04 June 2013

Erros que podem custar vidas. Os danos ao paciente causados por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em atividade no país somam aproximadamente 20% das denúncias registradas por ano no Conselho Federal de Enfermagem – Cofen. A entidade de classe atribui esta incidência às deficiências enfrentadas pelo sistema de saúde brasileiro e defende a necessidade de investimento em ações voltadas ao aprimoramento do setor. Com este objetivo, profissionais envolvidos na assistência ao paciente vão participar da II Semana HP de Enfermagem, buscando trocar experiências e informações de caráter preventivo acerca da Qualidade na Essência do Cuidar. Especialistas convidados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Portugal participam desta segunda edição da iniciativa da Coordenação de Enfermagem do HP, apoiada pela Assessoria de Marketing e Comunicação, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de junho, das 8h30 às 17h, no auditório do filantrópico.

“O enfermeiro desempenha papel essencial no processo de recuperação do paciente, porque é o profissional que mantém contato direto durante toda a assistência. No entanto, a falha no cuidado não pode ser vista de forma isolada, porque diz respeito a todos os envolvidos com essa prática”, destaca a coordenadora de enfermagem do Hospital Português, Simone Pietrasik, informando que o encontro vai articular os principais atores desse processo para avaliar o desempenho das sistemáticas de atendimento a fim de identificar perspectivas de melhoria.

A qualidade do cuidado será o fio condutor de uma série de discussões relacionadas às práticas desenvolvidas nas instituições de saúde brasileiras. Entidades representativas como o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia – Coren, além de médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, entre outros profissionais de instituições do segmento vão compartilhar experiências bem sucedidas durante os três dias de programação, que será aberta nesta quarta-feira, 12 de junho, pela conferência “Enfermagem, profissão ou missão?”, às 9h. Na sequência, será realizada uma mesa redonda sobre a prática assistencial, com participação da assistente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, Portugal, Analisa Candeias; da vice-diretora de enfermagem do Hospital Pequeno Príncipe, do Paraná, Júnia Freitas; e da diretora geral do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, Maria Júlia Lemos.

Os debates seguem na quinta-feira, 13 de junho, trazendo abordagens como “O papel do médico no time assistencial”, tema levantado pelo coordenador médico da Unidade Coronariana do HP, Dr. Mário Rocha, e “Como manter um padrão de qualidade da assistência considerando a heterogeneidade de uma equipe”, conduzido pela coordenadora do projeto Magnet do Hospital Albert Einstein, a partir das 8h30. Durante a conferência e o painel programados para o período da tarde, as discussões voltam a enfocar a atuação dos enfermeiros, tendo participação de representantes de hospitais renomados no cenário nacional e de empresas do segmento de atenção domiciliar.

O encerramento do encontro será enriquecido pela exposição da experiência de instituições do cenário baiano, como os hospitais do Subúrbio, Aliança, Português e São Rafael, e o projeto Anjos da Enfermagem; do âmbito nacional, como a Escola de Enfermagem da USP e os hospitais do Coração (SP), Sírio-Libanês (SP) e Samaritano (SP); e também do cenário internacional, através do relato da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, de Portugal.  A programação completa da II Semana HP de Enfermagem pode ser conferida no site do Hospital Português www.hportugues.com.br.

 

 

Serviço:

 

O quê? II Semana HP de Enfermagem.

 

Realização? Hospital Português da Bahia, através da Coordenação de Enfermagem e Assessoria de Marketing e Comunicação.

 

Participantes? Hospitais Sírio Libanês (SP), Albert Einstein (SP), Pequeno Príncipe (PR), Marter Dei (MG), Samaritano (SP), Hospital do Coração (SP), Aliança (BA), São Rafael (BA), Jorge Valente (BA), Hospital do Subúrbio (BA), além do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia – Coren, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (Portugal), da Escola de Enfermagem da USP, do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (BA), do IQG (SP) e das empresa baianas Assiste Vida, Anjos da Enfermagem, SOS Vida e Bahia Home Care.   

 

Quando? De 12 a 14 de junho (quarta a sexta-feira), de 8h30 as 17h.

 

Onde? Hospital Português Auditório Adélia Carvalho, no mezanino do Centro Médico.

 

Inscrições antecipadas, tendo gratuidade mediante a doação de 2kg de alimento para doação a uma instituição beneficente.