Notícias Fique por dentro das novidades

Bate-papo com especialistas marca Semana Mundial de Aleitamento Materno, dia 05, no HP — Hospital Português da Bahia

31 de julho de 2013

Bate-papo com especialistas marca Semana Mundial de Aleitamento Materno, dia 05, no HP

31 July 2013

Dando força às ações educativas realizadas na Semana Mundial de Aleitamento Materno, que este ano traz como tema “Aconselhamento”, o Hospital Português reúne especialistas no cuidado da saúde de mãe e filho para um bate-papo com o público e orientações práticas acerca dos benefícios do aleitamento, nesta segunda-feira, 05 de agosto, às 8h, no auditório Adélia Carvalho do Centro Médico HP. A iniciativa visa levar informações e esclarecimentos sobre as principais dúvidas relacionadas à amamentação: qual a melhor posição para o bebê mamar? Como saber se a criança mamou o suficiente? Como fazer o bebê arrotar? O que fazer quando o leite “seca”? Qual a fase ideal para suspender o aleitamento? De acordo com o médico ginecologista obstetra, coordenador da Maternidade Santamaria, Dr. Leomar Lyrio, essas dúvidas, quando não esclarecidas, podem comprometer o desenvolvimento infantil e a rápida recuperação feminina após o parto. “Ao ampliar o conhecimento sobre a amamentação, a mulher se sente mais segura e pode tomar as decisões certas para proteger a sua saúde e do seu bebê”, diz. Além do especialista, o bate-papo vai ter a participação da gerente de assistência da maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto, Enfª. Loise Chamusca, e das facilitadoras da Companhia da Mama.

Com vasta experiência na área, a enfermeira destaca a importância das mulheres romperem as dificuldades iniciais da amamentação com paciência, disposição, dedicação e vontade. “É comum as mães se sentirem inseguras, ansiosas e até mesmo cansadas no momento de adaptação. Por falta de orientação e de um bom acompanhamento durante a amamentação, muitas mães desistem de amamentar, sendo que este é um dos momentos mais especiais da relação entre mãe e filho”, destaca. Ela lembra ainda que o leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê, por sua composição rica em proteínas, vitaminas, gorduras, água e mais de 180 anticorpos. Por isso, até os 6 meses de vida, o leite da mãe deve ser o alimento exclusivo do bebê, sem a necessidade de complementação com chás, sucos, água ou outro tipo de leite. Nessa fase, o leite materno atua como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de infecções, problemas respiratórios, entre outras doenças. Já a mulher que amamenta se beneficia com a redução do risco de desenvolver diabetes e câncer de mama, e uma rápida recuperação depois do parto. 

Semana Mundial de Aleitamento Materno:

Criada em 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Semana Mundial de Aleitamento Materno busca facilitar e fortalecer a mobilização social sobre a importância da amamentação. Comemorada anualmente entre os dias 1º e 7 de agosto, a ação já envolve mais de 120 países, tendo apoio do UNICEF, da Organização Mundial da Saúde – OMS e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

No mundo todo, a cada ano, mais de 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de doenças que podem ser prevenidas e tratadas. No Brasil, o aleitamento materno representa uma importante estratégia de combate à mortalidade infantil. De acordo com o Ministério da Saúde, o crescimento no número de crianças amamentadas até os seis meses de vida no país ainda é insuficiente. No Nordeste, por exemplo, gira em torno de 20%.

Serviço:

 

O quê? Bate-papo com especialistas na Semana Mundial de Aleitamento Materno

 

Quem? Realização: Hospital Português.

 

Quando? Dia 05 de Agosto de 2013. Segunda-feira, às 08h.

 

Onde? Hospital Português Auditório Adélia Carvalho, no mezanino do Centro Médico.

 

  Evento gratuito, sem inscrição prévia.