Em ritmo de crescimento — Hospital Português da Bahia
8 de julho de 2013
Em ritmo de crescimento
08 July 2013
Alcançar a excelência assistencial. Esse propósito conduziu as ações do Hospital Português nos últimos dois anos, desencadeando um processo gradativo de mudança cultural no filantrópico. Em meio às transformações, duas iniciativas se mostraram decisivas para impulsionar a cooperação e o comprometimento de todas as áreas hospitalares na construção de uma estreita sintonia entre metas e resultados de excelência: a reformulação da missão, visão e valores da instituição; e o Planejamento Estratégico para o futuro, visando consolidar o modelo de Gestão com Foco em Resultados. A tática deu certo. Hoje, o Hospital vivencia uma série de melhorias em sua infraestrutura, desde a criação de novos serviços especializados, a aquisição de tecnologias de ponta até a sistematização de processos internos. Aspectos que renderam a conquista subsequente de dois selos de qualidade da Organização Nacional de Acreditação – ONA, incluindo a certificação máxima como Hospital Acreditado com Excelência em Gestão.
“Esse desempenho nos dá a certeza de ter contribuído para impulsionar a trajetória ascendente do Hospital, a despeito das instabilidades do setor da saúde, sobretudo, fomentando o esforço coletivo necessário à obtenção de uma assistência qualificada e segura”, afirma o presidente da instituição, Luiz Alberto Souto de Castro. O gestor lembra que em mais de um século e meio de história, o ideal filantrópico de acolher a comunidade lusitana radicada em terras brasileiras prosperou, permitindo que atualmente portugueses, descendentes, comunidade baiana e de outras regiões do país, usufruam da prestação de assistência multidisciplinar de alta complexidade.
Para manter-se na vanguarda da assistência médico-hospitalar e alcançar metas organizacionais estratégicas, o HP tem investido seguidamente na expansão do atendimento eletivo e aos pacientes internados, com criação de novas unidades e inovação tecnológica. Tendo uma média de 2 mil internações por mês, o Hospital vem incorporando novos serviços, melhorando o acesso da população a profissionais qualificados nas diversas especialidades médicas. De acordo com a diretoria da instituição, o atendimento aos associados atingiu um crescimento de mais de 100% na oferta de especialidades clínicas, conforme quadro seguir.
Do ponto de vista estrutural, o filantrópico realizou investimentos contínuos em aprimoramento físico e tecnológico, sobretudo na aquisição de sistemas de informação, hardwares, equipamentos e mobiliários, e reforma de unidades visando o aperfeiçoamento e a humanização do ambiente hospitalar. Com essa intenção, a instituição passou a criar espaços acolhedores e saudáveis buscando elevar o bem-estar e a segurança de pacientes, visitantes, colaboradores e profissionais da assistência. Hoje, um projeto especial de arquitetura para aperfeiçoamento e modernização de todos os 165 leitos hospitalares encontra-se em fase avançada, com estimativa de conclusão até o final de 2014.
O cuidado intensivo do paciente também foi incrementado em 2011, com a ampliação no número de leitos das Unidades Coronariana (UCO) e de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, a UCO e a UTI do filantrópico oferecem juntas 47 acomodações para as situações de urgência e emergência médicas, impactando na redução do tempo de permanência na Emergência Geral e na elevação da segurança, qualidade e humanização do atendimento. Do mesmo modo, a criação da Emergência Ortopédica do HP contribuiu para ampliar a assistência em ortopedia e traumatologia, proporcionando cirurgias nas especialidades de coluna, joelho, quadril, pé, ombro e ortopedia pediátrica, 24 horas por dia. Já o Serviço de Emergência de Otorrinolaringologia do HP, em regime de plantão de 12 horas, permitiu expandir a oferta de atendimento especializado nas áreas de otologia, laringologia, rinologia, estética facial e crânio-maxilo-facial. Seguindo o mesmo conceito de assistência, o Serviço Especializado em Oftalmologia inaugurado em outubro de 2011, disponibiliza à comunidade um centro de diagnóstico com novas tecnologias, atendimento pioneiro na especialidade em consultas, exames e intervenções cirúrgicas em Hospital Dia.
No mesmo ano, o Serviço de Medicina Laboratorial ganhou modernas instalações, passando a oferecer um ambiente amplo e confortável aos pacientes, além de um rol de mais de 600 tipos de exames. A Unidade Gastro-Hepatológica ganhou nova estrutura. A inauguração do Serviço de Endocrinologia e Metabologia contribuiu para aperfeiçoar o atendimento eletivo e emergencial à comunidade, bem como a alta hospitalar segura, prestando assistência aos pacientes internados e àqueles em situações de emergências endocrinológicas. A capacidade de atendimento foi aumentada ainda com a inauguração das novas instalações do Serviço de Nefrologia do Hospital. Totalmente reestruturado, o Serviço oferece ambiente moderno e planejado para o conforto dos pacientes, contando com dois consultórios médicos, 24 leitos e 30 equipamentos de última geração, realizando cerca de 1.600 seções de diálise mensalmente.
Atento à necessidade de investimentos para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, o HP também criou o Serviço Especializado em Mastologia. A área disponibiliza alta tecnologia e profissionais capacitados e experientes no tratamento de carcinomas mamários, assistindo pacientes hospitalizados e em consultas eletivas no Centro Médico HP. Os demais tipos de neoplasias passaram a contar com o Serviço Especializado em Cirurgia Oncológica do HP, que agrega profissionais altamente qualificados em cancerologia cirúrgica, ajudando a projetar a instituição como centro de referência nesse campo. Outra área lançada pelo Hospital é o Núcleo de Doenças do Tórax, que reúne médicos especializados em pneumologia, broncoscopia e cirurgia torácica com vasta experiência na área clínica e cirúrgica. O Núcleo atua na assistência ambulatorial e no acompanhamento dos pacientes internados.
Investimentos em novas tecnologias
Pioneiro em diversas áreas da assistência médico-hospitalar, o HP agregou procedimentos inovadores a sua assistência no último ano. O Centro de Urologia agora realiza cirurgias endoscópicas a laser no tratamento da hiperplasia prostática benigna, causadora do crescimento da glândula, com o moderno equipamento Medilas D UroBeam (Dornier). Já o Serviço de Neurorradiologia Intervencionista emprega a tecnologia mais avançada em diagnóstico e tratamento das doenças vasculares do cérebro: a Angiografia Cerebral em 3D, com o moderno aparelho de Hemodinâmica Allura 3D-RA. Este recurso oferece melhor compreensão anatômica das doenças e do funcionamento do sistema vascular, elevando a exatidão no diagnóstico e nos resultados dos tratamentos. O Serviço de Bioimagem e a Medicina Nuclear também dispõem de equipamentos de alta definição e de ambientes humanizados, após ampla reforma realizada em conjunto pelo HP e Grupo Delfin. A parceria proporcionou a aquisição de tecnologias ultramodernas, incluindo um PET CT, duas Ressonâncias Magnéticas, um Raio X Digital e uma Ultrassonografia Portátil; destacando a instituição na área de diagnósticos por imagem na Bahia.
Visando potencializar capacidades internas para alcançar a excelência assistencial, o HP fez transformações significativas na sua rotina. Implantou Protocolos Clínicos visando resultados assistenciais e financeiros; criou sua Política de Qualidade; investiu na formação de 41 novas lideranças médicas no Programa de Desenvolvimento de Gestores do HP, promovido pelo Programa de Treinamento e Desenvolvimento institucional em parceria com universidades renomadas; promoveu capacitações e treinamentos para os profissionais da saúde; criou portais institucionais no share point para aproximar os setores na aplicação das rotinas internas, através do compartilhamento de informações e documentos; implantou o Checklist de Segurança do Paciente no Centro Cirúrgico; estabeleceu Protocolos Gerenciais para a prática do Gerenciamento de Risco; aprovou o Novo Regimento Interno do Corpo Clínico do HP e da Maternidade Santamaria.
A execução de procedimentos diagnósticos e terapêuticos na instituição também foi incrementada com a compra de quatro novos carros completos de vídeo para cirurgia videolaparoscópica e novos instrumentais para videocirurgia, como tesouras e pinças. A manutenção da estrutura necessária à realização de procedimentos de alta complexidade foi outro destaque em 2011. Nesse ano, a equipe de cirurgiões da Maternidade Santamaria e do Hospital realizaram dois procedimentos inéditos em Salvador, usando uma técnica cirúrgica específica para o tratamento de placenta prévia percreta em gestantes de alto risco. Os procedimentos foram realizados com sucesso graças à infraestrutura disponível.
As melhorias na assistência do filantrópico também foram sentidas no interior baiano. Ao assumir a gestão do Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon, a instituição disponibilizou novos serviços e equipamentos, como um tomógrafo computadorizado; abriu uma maternidade e uma unidade clínica e cirúrgica, em regime de plantão 24 horas; ofereceu novos ambulatórios nas especialidades de ortopedia, ginecologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia e oftalmologia; ajudando a elevar a qualidade assistencial na região.
Aporte financeiro
De acordo com a diretoria financeira da instituição, tais investimentos se devem ao crescimento de 70,5% ocorrido na receita operacional nos últimos quatro anos, associado à redução do endividamento e significativa melhoria do resultado operacional, conforme quadro a seguir.
“Graças à credibilidade que o Hospital conquistou junto às instituições financeiras, foi possível ampliar o prazo de pagamento das dívidas assumidas e reduzir a pressão no fluxo de caixa. Também conseguimos negociar melhores taxas de juros, nossa principal meta definida no planejamento estratégico”, justifica o diretor financeiro do HP, José Jorge Teixeira, informando que a performance econômica favorável permitiu que a instituição investisse mais de 11 milhões em melhoramentos ao longo dos dois últimos anos.
O presidente do filantrópico, Luiz Alberto Souto de Castro ressalta que o amplo rol de melhorias na instituição esteve pautado na busca da qualidade da assistência; da segurança e satisfação do paciente; e da sustentabilidade e desenvolvimento institucional. Para o gestor, o principal mérito das realizações foi disseminar a cultura da qualidade e segurança do paciente como meta permanente dos colaboradores da instituição. “Dentro da complexidade que envolve a gestão do serviço hospitalar, todo valor investido em aprimoramento assistencial se reverte em benefícios para pacientes, colaboradores e para a própria instituição”, afirma.
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