II Semana HP de Enfermagem discute qualidade assistencial
08 July 2013
Mais de 400 profissionais de saúde fomentaram os três dias de programação da II Semana HP de Enfermagem, que este ano teve A Qualidade na Essência do Cuidar como fio condutor de uma série de temas apresentados por especialistas convidados do Brasil e Portugal. A iniciativa da Coordenação de Enfermagem do HP, apoiada pela Assessoria de Marketing e Comunicação, estimulou a troca de experiências sobre o cuidado ao paciente prestado pelo segmento médico-hospitalar, recebendo elogios do público e de palestrantes. “O encontro vem se firmando a cada edição como articulador dos principais atores da área assistencial do país, constituindo um espaço de trocas e busca conjunta por melhorias”, destaca a coordenadora de enfermagem do HP, Simone Pietrasik sobre o encontro encerrado em 14 de junho.
Na avaliação da Coordenadora do Programa Magnet do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Elisa Reis, a relação entre conhecimento e redução de falhas humanas impacta diretamente nos resultados assistenciais, representando uma necessidade que deve ser partilhada entre colaboradores e instituições. “Quanto mais informações o profissional de saúde possui, menores são as chances de cometer erros. Eventos como este ajudam a treinar o profissional para desenvolver um olhar mais amplo sobre a prática da assistência”. Para a gerente assistencial do Hospital Aliança (BA), Eliane Simoni, participante do talk show “Como consolidar o conceito de qualidade nas instituições de saúde?”, o evento traz visibilidade para a enfermagem proporcionando a revisão da atuação da categoria e reforça a necessidade de capacitação e desenvolvimento de pessoal. A opinião é compartilhada por participantes como o técnico de enfermagem da Hemodiálise do HP, Moisés Fonseca. “O Hospital nos dá a oportunidade de conhecer realidades de outras instituições que se destacam na área e de nos atualizarmos sobre processos mais avançados que podem ser utilizados no dia a dia”.
Trazendo um pouco da história da enfermagem em Portugal e também das novas tecnologias da área empregadas na Europa, a educadora assistente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, Analisa Candeias destaca a importância do encontro para a união da enfermagem no Brasil. “Estes encontros permitem o conhecimento das dificuldades e dos pontos positivos de cada região”, observa.
Pontuado por momentos de descontração, como o pocket-show de encerramento da cantora Gilmelândia, que embalou a plateia com antigos sucessos e canções da MPB, o evento teve ainda a presença de representantes dos Hospitais Sírio Libanês (SP), Pequeno Príncipe (PR), Marter Dei (MG), Samaritano (SP), Hospital do Coração (SP), São Rafael (BA), Jorge Valente (BA), Hospital do Subúrbio (BA), além do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia – Coren, da Escola de Enfermagem da USP, do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (BA), do IQG (SP) e das empresas baianas Assiste Vida, Anjos da Enfermagem, SOS Vida e Bahia Home Care.