Notícias Fique por dentro das novidades

Asma afeta 19 milhões de brasileiros — Hospital Português da Bahia

6 de agosto de 2013

Asma afeta 19 milhões de brasileiros

06 August 2013

Inalar o aroma agradável de um perfume ou a fumaça de um cigarro pode ter o mesmo efeito para quem sofre de asma: o desencadeamento de uma crise respiratória. Os sintomas da doença crônica, de origem genética, ainda podem ser provocados por uma lista extensa de fatores, que inclui mudança de temperatura, infecções nas vias áreas, inalação de poeira, pelo de animais, produtos químicos como os materiais de limpeza, entre outros. Um repertório que é bastante conhecido por 10% da população brasileira, aproximadamente 19 milhões de pessoas no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Dra. Marta Leite, médica líder do Núcleo de Doenças do Tórax do Hospital Português observa que, embora a doença seja agravada no período do inverno, o tratamento deve ser realizado de forma contínua. “A asma é um distúrbio inflamatório crônico das vias respiratórias, que se não for tratado corretamente pode ser fatal. Por outro lado, o acompanhamento clínico da doença e o uso adequado de medicações preventivas podem proporcionar uma vida normal ao indivíduo”, destaca.
Um grande erro cometido pela população que enfrenta o problema é minimizar os frequentes acessos de tosse, respiração ofegante, deficiência respiratória e aperto no peito, com o uso de automedicação e a ausência de atendimento especializado. Nessas situações, a utilização da “bombinha” para inalação de anti-inflamatórios pulmonares e broncodilatadores passa a ser frequente, representando um sinal de alerta. “Quando a pessoa usa frequentemente as medicações para alívio das crises, fica evidente a falta de um tratamento adequado da patologia, que deve buscar justamente a prevenção dos sintomas” adverte a pneumologista, lembrando que asma não tem cura e, por isso, deve ser monitorada para evitar a sua evolução com risco de internação e até mesmo de óbito. A boa notícia é que, ao receber tratamento adequado e ininterrupto, a doença pode ser controlada e ter os sintomas e crises minimizadas significativamente, deixando de ser um agente comprometedor da qualidade de vida.
No Hospital Português, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da asma são realizados por especialistas do Núcleo de Doenças do Tórax. A equipe de ponta possui larga experiência nas áreas de pneumologia e cirurgia torácica, um diferencial que contribui para a precisão diagnóstica e maior assertividade no tratamento da asma e das demais patologias do aparelho respiratório, tais como: alergias respiratórias (rinites), doenças da traqueia, tosse crônica, enfisema pulmonar, câncer do pulmão, derrame pleural, nódulo de pulmão, entre outras. Localizado na sala 302 do Centro Médico Hospital Português, 3º andar, o Núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 18h30, oferecendo os seguintes recursos: Consultas Clínicas em Pneumologia, Consultas em Cirurgia Torácica, Testes Alérgicos Cutâneos de Leitura Imediata, Videotoracoscopia, Função Pulmonar Completa (Espirometria, Determinação de Volumes Pulmonares, Determinação da Capacidade de Difusão), Broncoscopia Diagnóstica e Terapêutica, Mediastinoscopia, Tratamento para o Tabagismo, entre outros.