Notícias Fique por dentro das novidades

Entrevista: Dr. Mário de Seixas Rocha, Gerente Técnico do HP — Hospital Português da Bahia

6 de agosto de 2013

Entrevista: Dr. Mário de Seixas Rocha, Gerente Técnico do HP

06 August 2013

Com quase três décadas de exercício da medicina e uma relação de 17 anos com o Hospital Português, Dr. Mário de Seixas Rocha assumiu a posição de Gerente Técnico da Instituição filantrópica, a partir de julho de 2013. Doutor em Medicina e Saúde Humana pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, com vasta atuação nas áreas de Clínica Médica e Cardiologia, o especialista divide agora a função de coordenador da Unidade Coronariana (UCO) do HP com a chefia da Gerência Técnica. Atual presidente da Comissão de Revisão de Prontuário do HP e membro da Comissão de Qualidade e Segurança do filantrópico, ele revela nesta entrevista como a experiência acumulada na área assistencial vai auxiliá-lo na busca de soluções para os eventos cotidianos intrínsecos ao ambiente hospitalar.

1.   Qual é a sua expectativa para a Gerência Técnica?
Nos últimos anos os hospitais têm experimentado uma multiplicidade de demandas, especialidades médicas e sofisticação tecnológica, que não foram acompanhadas na mesma dimensão pelo desenvolvimento da capacitação humana. Boa parte das instituições tem um modelo de gestão desenvolvido de modo formal e tradicional, que influencia diretamente a liderança executiva. Esperamos influenciar a realidade do Hospital de forma positiva, favorecendo o trabalho em equipe, com intenso envolvimento interpessoal, e o equilíbrio entre as metas relacionadas à autossustentabilidade e interesses dos nossos pacientes, para construir um ambiente organizacional satisfatório.
 
2.    Que estratégia a Gerência Técnica deve adotar para consolidar a cultura do Hospital?
A cultura institucional é um elemento importante, que permite manter a integridade interna e as capacidades de adaptação, sobrevivência e crescimento em situações adversas. Contudo, pode funcionar tanto como um empecilho quanto como um impulsionador do aumento da produtividade. O nosso objetivo é criar uma correlação positiva entre desempenho e cultura institucional. Nossa principal estratégia é encurtar distâncias que porventura existam entre a administração e o corpo clínico, permitindo que a equipe seja esclarecida sobre os padrões e regras a serem seguidos, para que todos compreendam como devem se conduzir na Instituição. 
 
3.    Como o senhor avalia o papel deste setor em uma instituição de grande porte como o HP, que possui corpo clínico misto e quase 3 mil médicos cadastrados?
Um hospital é uma organização de grande complexidade em sua infraestrutura, processos, recursos e pessoas, particularmente neste ultimo componente. Seguramente, a existência de um hospital de corpo clínico misto e muito numeroso representa um desafio. O objetivo do HP é fornecer um atendimento que seja eficaz, eficiente e produtivo. Para tanto, é fundamental termos uma equipe confiável, embasada no melhor conhecimento possível e que proporcione a mínima variabilidade na qualidade do atendimento. A meta audaciosa desta Gerência é alcançar estes profissionais para que internalizem a filosofia de qualidade e segurança da assistência.
 
4.    Que mensagem o senhor deixa para os pacientes do HP?
“Que os nossos clientes, quando doentes, possam ter a certeza de que estão no melhor local”, citando uma das referências internacionais em saúde, a Clinica Mayo. Assim, a equipe da Gerência Médica está engajada em criar um ambiente propício à prestação do melhor cuidado de saúde dos nossos clientes: com elevada qualidade, e orientado por indicadores consistentes e dados baseados em evidência que possam melhor beneficiar aqueles que procuram nosso Hospital.
 
5.    Qual a sua mensagem para os colaboradores da instituição?
Todos aqueles que trabalham em um hospital, qualquer que seja a sua função específica, trabalham para atender pessoas. Esta é a razão da nossa existência na organização.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.