Notícias Fique por dentro das novidades

Abaixo o sedentarismo — Hospital Português da Bahia

5 de novembro de 2013

Abaixo o sedentarismo

05 November 2013

Assim como a alimentação, o lazer e o trabalho, a prática de atividade física constitui fator determinante e condicionante da saúde. Conquistar longevidade com bem-estar é um propósito que requer investimento diário e de longo prazo, começando pelo abandono do sedentarismo. De acordo com o Ministério da Saúde, a inatividade física responde por 54% dos riscos de morte causados por distúrbios cardiovasculares, 50% dos riscos de derrames fatais e 37% dos riscos de casos de câncer. Um panorama que serve de alerta para a reavaliação de hábitos prejudiciais à saúde e aprendizado de novos comportamentos na avaliação do médico geriatra e gerontologista, líder das especialidades de Geriatria e Clínica Médica do Hospital Português, Dr. Márcio Peixoto. “O estilo de vida tem grande relação com o surgimento de doenças crônicas que afetam a população na atualidade, como hipertensão, diabetes e obesidade. Por outro lado, a prática regular de exercícios físicos quando associada a outros hábitos saudáveis é uma forte aliada do envelhecimento com qualidade de vida”, observa.
Reforçando o que diz o especialista, um estudo americano realizado em 122 países mostrou que a inatividade física é um importante fator de mortalidade. Mais letal do que o tabagismo. Segundo a pesquisa, o tabagismo foi responsável por 5,1 milhões de vítimas fatais no mundo, em 2008, enquanto o sedentarismo causou 5,3 milhões de mortes. De acordo com o levantamento, 6% das doenças coronarianas, 7% dos diabetes tipo 2 e 10% dos cânceres de mama e de pulmão têm relação com a ausência de atividade física. Para driblar essas estatísticas, o Ministério da Saúde Brasileiro recomenda combater a inatividade adotando uma rotina mais dinâmica, por exemplo, estacionar o carro um pouco distante do local a que se destina e finalizar o trajeto a pé, subir pequenos lances de escada, brincar com os filhos ou mesmo levar o cachorro para passear. 
Dr. Márcio Peixoto afirma que ao trocar o sedentarismo pela prática regular de exercícios é possível afastar o risco de adoecimento, melhorar o humor e ampliar a expectativa de vida.  “Escolha a atividade da sua preferência e busque orientação especializada antes de iniciar a prática, para evitar lesões e riscos de mal súbito. Respeite os seus limites e procure se exercitar moderadamente”, orienta o especialista. Os benefícios físicos e psíquicos são estimulantes: elevação da autoestima, sensação de bem-estar, redução do estresse, melhor convívio social, perda de calorias, flexibilidade das articulações, fortalecimento muscular e ósseo, condicionamento cardiopulmonar, além de controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e do diabetes. 
Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.