Notícias Fique por dentro das novidades

Abaixo o sedentarismo — Hospital Português da Bahia

5 de novembro de 2013

Abaixo o sedentarismo

05 November 2013

Assim como a alimentação, o lazer e o trabalho, a prática de atividade física constitui fator determinante e condicionante da saúde. Conquistar longevidade com bem-estar é um propósito que requer investimento diário e de longo prazo, começando pelo abandono do sedentarismo. De acordo com o Ministério da Saúde, a inatividade física responde por 54% dos riscos de morte causados por distúrbios cardiovasculares, 50% dos riscos de derrames fatais e 37% dos riscos de casos de câncer. Um panorama que serve de alerta para a reavaliação de hábitos prejudiciais à saúde e aprendizado de novos comportamentos na avaliação do médico geriatra e gerontologista, líder das especialidades de Geriatria e Clínica Médica do Hospital Português, Dr. Márcio Peixoto. “O estilo de vida tem grande relação com o surgimento de doenças crônicas que afetam a população na atualidade, como hipertensão, diabetes e obesidade. Por outro lado, a prática regular de exercícios físicos quando associada a outros hábitos saudáveis é uma forte aliada do envelhecimento com qualidade de vida”, observa.
Reforçando o que diz o especialista, um estudo americano realizado em 122 países mostrou que a inatividade física é um importante fator de mortalidade. Mais letal do que o tabagismo. Segundo a pesquisa, o tabagismo foi responsável por 5,1 milhões de vítimas fatais no mundo, em 2008, enquanto o sedentarismo causou 5,3 milhões de mortes. De acordo com o levantamento, 6% das doenças coronarianas, 7% dos diabetes tipo 2 e 10% dos cânceres de mama e de pulmão têm relação com a ausência de atividade física. Para driblar essas estatísticas, o Ministério da Saúde Brasileiro recomenda combater a inatividade adotando uma rotina mais dinâmica, por exemplo, estacionar o carro um pouco distante do local a que se destina e finalizar o trajeto a pé, subir pequenos lances de escada, brincar com os filhos ou mesmo levar o cachorro para passear. 
Dr. Márcio Peixoto afirma que ao trocar o sedentarismo pela prática regular de exercícios é possível afastar o risco de adoecimento, melhorar o humor e ampliar a expectativa de vida.  “Escolha a atividade da sua preferência e busque orientação especializada antes de iniciar a prática, para evitar lesões e riscos de mal súbito. Respeite os seus limites e procure se exercitar moderadamente”, orienta o especialista. Os benefícios físicos e psíquicos são estimulantes: elevação da autoestima, sensação de bem-estar, redução do estresse, melhor convívio social, perda de calorias, flexibilidade das articulações, fortalecimento muscular e ósseo, condicionamento cardiopulmonar, além de controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e do diabetes.