Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Lentes de contato, praia e piscina

7 de janeiro de 2014

Dra. Fernanda Pedreira Magalhães*

Com a chegada do verão ficamos mais expostos a ambientes de praia e piscina, nos quais os usuários de lentes de contato precisam ter cuidados redobrados. O uso desse acessório não é indicado para banhos de piscinas ou banheiras devido ao risco de infecções oculares graves, causadas por um protozoário chamado acanthamoeba. Se o grau do paciente o impedir de sair sem as lentes, o mesmo deve evitar mergulhar nesses ambientes, principalmente com os olhos abertos.

Para aqueles usuários de lentes de contato gelatinosas descartáveis, uma opção é o uso das lentes gelatinosas de uso diário, com descarte ao final do período de uso. Com esse tipo de lente os riscos de complicações relacionadas com a exposição à areia e água, são menores. O banho de mar com o acessório pode desidratar o material da lente de contato e dificultar a sua remoção do olho. O ideal é sempre usar colírios lubrificantes, prescritos pelo médico oftalmologista, antes da retirada da lente, o que facilitará a sua remoção e manuseio. Tentar forçar a retirada sem o uso prévio de lubrificantes pode machucar a córnea e causar dor.

A exposição ao vento e areia pode ressecar os olhos e causar irritação. É importante o uso de óculos escuros para tentar evitar que algum corpo estranho caia nas lentes e também o uso de colírios lubrificantes sempre que necessário. Se estiver utilizando as lentes de contato e sentir algum desconforto, retire-as dos olhos, lave as lentes com as soluções de limpezas indicadas pelo seu médico e coloque novamente as lentes nos olhos. Se o desconforto persistir, retire as lentes e não as coloque mais.

Caso você sinta dor, olho vermelho, sensibilidade aumentada à luz e piora da visão não hesite em procurar um médico oftalmologista imediatamente. Suspenda o uso das lentes e não se automedique antes de um atendimento médico apropriado.

*Especialista em córnea, lentes de contato e cirurgia refrativa.