Gestão hospitalar
03 April 2014
Pioneiro na automatização dos processos hospitalares no Norte/Nordeste do país, o Hospital Português acaba de adquirir um dos mais completos softwares do segmento disponíveis na atualidade: o Sistema de Gestão Hospitalar TASY. A ferramenta, reconhecida como uma das mais avançadas soluções disponíveis para o setor, vai contribuir para agilizar e estruturar os processos da Instituição, promovendo o controle e rastreabilidade das informações, e disponibilizando dados de qualidade, com integridade e confidencialidade, na avaliação da gerente de TI do HP, Ana Carolina Cavalcanti. “A nossa expectativa é fornecer um sistema que possibilite integrar todas as informações essenciais ao desenvolvimento satisfatório das rotinas do Hospital. A completude, o nível de parametrização e o profissionalismo do fornecedor foram pontos determinantes para escolhermos o sistema”, informa.
Hoje, o HP possui vários sistemas especializados nas suas diferentes áreas – suprimentos, farmácia, assistência, faturamento, financeiro e área comercial. A gestora observa que embora todos esses sistemas atendam bem as áreas, nem todos estão adaptados para as demandas específicas da saúde. “Precisávamos de uma ferramenta que agregasse a complexidade de informações da rotina hospitalar, fornecendo dados globais concisos para o controle gerencial”, explica. Com a nova tecnologia, especialista no segmento, o HP deve reduzir os trabalhos manuais focados na integração de informações demandadas pela gestão, bem como diminuir as não conformidades e o tempo gasto em atividades de rotina.
Para escolher a ferramenta, em outubro e novembro de 2013, a equipe de TI do HP visitou os principais centros de saúde do país e avaliou o desempenho de outros sistemas utilizados pelo segmento. O TASY se destacou em relação aos demais por apresentar maior completude, nível de parametrização, gestão de informações e ainda por gerar um menor volume de demandas complementares e de desenvolvimento específico para a área de TI. A avaliação positiva dos gestores de cada setor do HP também foi decisiva para o novo investimento. A assessora de Qualidade, Milena Torres, destaca os recursos mais completos oferecidos pelo sistema. “O módulo de gerenciamento de riscos é muito interessante e possui total integração ao prontuário do paciente, como já dispomos hoje. Os sistemas de gerenciamento de documentos e de notificação de não conformidades também são mais completos do que os atuais”, compara. Para a gerente do Setor Financeiro, Fátima Mendes “o TASY apresenta flexibilidade e robustez nos processos além de mostrar-se mais receptivo a novos desenvolvimentos e adequações à nossa rotina”.
De acordo com a gerente de TI, o primeiro passo da Instituição é sempre ouvir o corpo clínico e funcional para depois desenvolver uma solução eficiente. Como resultado, o Hospital conquistou uma adesão de 100% do seu público no gerenciamento dos dados automatizados – prática que atesta a contribuição das equipes para o sucesso da implantação de sistemas de TI. Para repetir o feito, agora a TI do HP tem duas metas: integrar as áreas e não perder a adesão já conquistada. “Vamos mostrar que a implantação do novo sistema é uma resposta às necessidades apontadas por cada setor”. A previsão é de que o projeto seja implantado no final do segundo semestre desse ano.