Notícias Fique por dentro das novidades

Ginecologia avançada — Hospital Português da Bahia

3 de abril de 2014

Ginecologia avançada

03 April 2014

A ginecologia moderna tem beneficiado as mulheres com o emprego de técnicas minimamente invasivas para diagnóstico e investigação de doenças que acometem o aparelho reprodutor feminino. De acordo com os especialistas na área, a Videolaparoscopia e a Videohisteroscopia ampliam significativamente a precisão na análise e tratamento ginecológico cirúrgico. Procedimentos como ligadura de trompas, retirada de cisto de ovário, biópsia de ovário, extração do ovário, cirurgia para tratamento da endometriose, reversão da ligadura de trompa, correção cirúrgica de incontinência urinária e prolapsos genitais, histerectomia (retirada do útero), remoção de pólipos e miomas uterinos, hoje, são realizados com incisão mínima, colaborando para um melhor resultado estético, menor índice de infecções, baixa administração de antibióticos e analgésicos, favorecendo a recuperação rápida da paciente.

“A Cirurgia Minimamente Invasiva (CMI) em ginecologia é um novo conceito em tratamento cirúrgico que apresenta uma série de vantagens em comparação à cirurgia convencional, sobretudo, no que diz respeito ao menor tempo de internamento e ao curto período pós-operatório”, destaca a médica titular da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, especialista em videohisteroscopia e citopatologia do Hospital Dia Hospital Português, Dra. Rosa Maria Alves Araújo.  

A especialista ressalta que o método inovou a forma de avaliar e tratar as patologias ginecológicas, empregando aparelhagem moderna que assegura uma abordagem específica na área adoecida. O tratamento é realizado pelas vias abdominal, vaginal ou endoscópica – laparoscopia ou histeroscopia. Devido ao menor trauma cirúrgico para a paciente, permite o retorno breve às atividades habituais em relação a uma cirurgia tradicional. Outra vantagem proporcionada pela técnica é a redução da dor e do desconforto, que melhora a qualidade de vida no pós-operatório. No Hospital Dia Hospital Português, o acompanhamento a paciente é feito em tempo integral, antes e após o ato cirúrgico. Profissionais qualificados e experientes atuam nas cirurgias minimamente invasivas, utilizando tecnologias altamente avançadas na área ginecológica, bem como todo o suporte oferecido pela estrutura anexa de grande porte do Hospital Português, preparada para realizar procedimentos de alta complexidade. “Sem dúvida, esses diferenciais contribuem para a melhor atuação da equipe cirúrgica”, assegura.

CONHEÇA A INFRAESTRURA DO HOSPITAL DIA DO HOSPITAL PORTUGUES

Localizado na Barra Avenida, nos 1º e 2º andares do edifício Marcos José dos Santos – prédio anexo ao Hospital Português – o Hospital Dia possui estrutura planejada para proporcionar conforto e segurança ao paciente. O Centro Cirúrgico é composto por três salas de cirurgias equipadas com a mais alta tecnologia, posto de enfermagem, farmácia satélite, área de descanso ampla destinada ao conforto médico, além de área exclusiva para procedimentos ambulatoriais. No primeiro andar, os pacientes usufruem de todo o conforto oferecido por apartamentos modernizados, além do cuidado prestado pela equipe multidisciplinar, composta de enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e médicos anestesiologistas.