Auditoria Hospitalar
06 May 2014
O papel da auditoria consiste no estudo cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas por determinada instituição. É a análise de suas atividades em busca da coerência entre a proposta apresentada ao cliente e o serviço que foi prestado. Quando os resultados dos serviços obtidos estão fora do que foi contratado ou esperado, falamos que existe uma não conformidade. Nas instituições de saúde, o exame meticuloso dos processos e conformidades é feito pela Auditoria Clínica. Esta área foi implantada há alguns meses no Hospital Português e, atualmente, desempenha importante papel estratégico na Instituição, dando suporte à Gerência Técnica na medição contínua dos indicadores assistenciais. “Mesmo entendendo que a busca incessante das melhores práticas é dever de cada colaborador, o Hospital selecionou entre os profissionais de saúde, uma equipe de auditores para reforçar os processos de segurança do paciente e a melhoria do cuidado”, observa a médica assistente da Gerência Técnica, Dra. Maíra Dantas.
A especialista explica que a aferição da qualidade dos serviços prestados é feita através da análise minuciosa dos prontuários, estudando a atuação da equipe interdisciplinar, o cumprimento das rotinas, protocolos e a eficiência na interface entre os diversos setores. A partir de então, a análise dos registros encontrados em prontuário passa a nortear a elaboração de planos de ação que visam proporcionar melhorias na assistência hospitalar. Com base nos pontos críticos identificados também são definidas as necessidades de cada unidade, como a realização de treinamentos e a construção de novas estratégias de segurança. A seleção de aspectos críticos a serem avaliados leva em consideração a linha de cuidados traçada para cada setor, de forma participativa e democrática, com o apoio da equipe na definição dos critérios de elegibilidade e informação sobre os eventos de maior impacto. Após a implantação de cada plano de ação corretivo ocorre uma nova análise dos resultados alcançados, de forma cíclica e contínua.
A médica avalia que a resposta positiva aos projetos implantados aumenta a aceitação do corpo clínico às intervenções realizadas e favorece a real compreensão e dimensionamento por parte dos profissionais de saúde quanto ao significado de uma prática assistencial bem executada. Além disso, a especialista destaca que a auditoria clínica ainda possui um caráter educativo, de conscientização dos residentes e acadêmicos quando da produção e exposição documentada de estatísticas relacionadas aos aspectos gerenciais em saúde. “Entendemos que para exercer o nosso papel de centro formador de opinião devemos ser proativos e partícipes com a sociedade na conscientização cada vez mais precoce dos profissionais de saúde”, avalia, acrescentando que nos dias atuais é indispensável desenvolver a compreensão e análise crítica dos princípios contemporâneos de gestão, correlacionados à viabilidade do sistema de saúde com ética, eficiência e assertividade.