Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Sabores juninos: o excesso é o único vilão — Hospital Português da Bahia

4 de junho de 2014

Sabores juninos: o excesso é o único vilão

04 June 2014

Nem dá para pensar nos festejos do nordeste brasileiro, em junho, sem lembrar as comidas típicas que dão sabor particular a esse período do ano e fazem muita gente ficar com água na boca. Canjica, pamonha, amendoim e milho cozido, bolo de aipim, laranja, são algumas das iguarias que compõem a tradicional mesa junina e que além de saborosas, representam fonte importante de nutrientes para o organismo. Um bom exemplo é o jenipapo. Consumido na forma de doces, sucos e licores, este fruto é rico em ferro, fibras, vitamina C, cálcio, zinco e apresenta propriedades digestivas. Apesar disso, a chefe do Serviço de Nutrição do Hospital Português, Gildete Fernandes, recomenda comedimento ao degustar as iguarias da época. “Todos os alimentos característicos do São João são saudáveis, porém, são ricos em calorias. Por isso, a ingestão deve ser moderada, preferencialmente em menores quantidades”, informa.

Os indesejados quilinhos a mais não são os únicos vilões do consumo excessivo de pratos tipicamente juninos. A nutricionista também alerta para outros prejuízos à saúde, como complicações intestinais decorrentes do grande teor de gordura e açúcar contido nesses alimentos. “A ingestão em grandes proporções pode desencadear um quadro de diarreia”, adverte. Já para quem não resiste ao bom e velho licor, ela indica a escolha de sabores tradicionais. “O melhor para a saúde é consumir o licor simples, feito da fruta. As alternativas mais cremosas, à base de leite condensado, chocolates e creme de leite, alteram a composição e o teor de gordura original da bebida, podendo causar diarreias, náuseas e uma ressaca muito mais forte”, adverte.

Para quem aprecia o cardápio desse período do ano, mas não descuida da saúde, a nutricionista traz uma dica de receita de BOLO DE MILHO VERDE, que alia sabor, nutrientes e calorias na medida certa. Sem glúten, a sobremesa é de fácil preparo e ainda pode acompanhar o café-da-manhã ou lanche da tarde. Confira!

BOLO DE MILHO VERDE

Ingredientes:

 

  • 300g de milho verde (equivalente a 1 espiga e meia)
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 100g de coco ralado
  • 1 colher de sopa de fermento

 

Modo de preparo: 

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 3 minutos. Coloque em forma untada e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. O bolo fica úmido e cremoso, pois não leva farinha de trigo.