Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Afinal, glúten e lactose são vilões da alimentação? — Hospital Português da Bahia

9 de setembro de 2014

Afinal, glúten e lactose são vilões da alimentação?

09 September 2014

Nunca se falou tanto sobre a importância de manter uma alimentação saudável e nutritiva quanto na atualidade. Programas de TV, livros e revistas tratam de propagar os benefícios da mudança de hábito alimentar para a saúde com dietas supostamente infalíveis. A escolha do que entra ou sai do prato quase sempre desconsidera os valores nutricionais necessários à condição física pessoal e, a cada estação, novos alimentos (ou determinados componentes) são listados como potenciais inimigos do organismo. Na crista da onda, o glúten e a lactose surgem como vilões da alimentação, levando um número significativo de pessoas a seguir regime por conta própria. Até parece que foram descobertos agora, diante da preocupação generalizada com o seu consumo. Mas a chefe de Nutrição do Hospital Português, Gildete Fernandes, observa que eles sempre estiveram presentes na base da nossa alimentação ocidental, principalmente nos alimentos derivados do trigo e do leite. “A maioria da população não sente prejuízo algum. Os danos são apenas para quem não pode comer, e come”, esclarece.

Doença celíaca

A intolerância ao glúten ou doença celíaca é uma condição autoimune permanente que afeta 1% da população mundial, segundo estudos. Essas pessoas não produzem enzimas para digestão e absorção de alimentos com glúten (presente nos derivados de aveia, cevada, trigo e centeio). O único tratamento é a restrição completa a esses tipos de alimentos. “Intolerância ao glúten não é moda, é uma deficiência genética importante que causa uma série de sintomas clínicos, desde diarreia até a deficiência de crescimento em crianças, devido à má absorção de nutrientes”.

Intolerância a lactose

A intolerância a lactose (tipo de açúcar presente no leite e em seus derivados) ocorre quando o intestino delgado não produz a enzima lactase em quantidade suficiente para quebrar o açúcar lactose, dificultando a sua absorção pelo organismo. Afeta 25% da população brasileira e pode surgir em qualquer fase da vida de forma intensa, parcial ou mesmo imperceptível. “É importante testar os alimentos para observar como o organismo reage. Os sintomas apresentados, como flatulência, diarreia e náuseas, podem estar relacionados a outras causas”.

Dieta saudável

O segredo é acertar a medida exata do que comer. Para isso, antes de fazer alterações importantes na dieta é fundamental consultar um especialista no assunto, que montará um cardápio adequado às necessidades individuais de energia (metabolismo basal), conforme a idade. Atletas, por exemplo, precisam consumir mais calorias do que uma pessoa sedentária. “Quando se fala em alimentação é preciso pensar em dieta individualizada, pois o metabolismo basal de cada pessoa é único”, lembra. Excluir sem critérios alimentos que são fonte importante de calorias, energia e carboidrato leva à rápida perda de peso e sério risco para a imunidade. A recomendação é substituir os alimentos de forma orientada para não gerar deficiência nutricional ao organismo.

Bolo de Banana de Liquidificador

Ingredientes

 

Preparo

Separe uma forma com buraco no meio que não seja alta, unte com margarina e polvilhe o açúcar e canela em pó. Pré-aqueça o forno.

Fonte: www.semglutensemlactose.com