Notícias Fique por dentro das novidades

Carinho de pais para filho — Hospital Português da Bahia

3 de outubro de 2014

Carinho de pais para filho

03 October 2014

Os primeiros passos da vida do recém-nascido são dados pelos pais. Daí a importância do papel dos primeiros cuidadores do bebê para o seu pleno desenvolvimento. Estudos apontam que a criança que recebe carinho e atenção dos pais cresce com autoestima, se sentindo segura e capaz de lidar com as diferentes situações da vida. Dr. Fábio Caribé, pediatra do Hospital Português, destaca os laços afetivos construídos entre pais e filhos ainda pequenos como desencadeadores do desenvolvimento psicossocial infantil. Esse estímulo deve ser iniciado ainda na gestação. Ao completar 10 semanas o coração do bebê já está formado e os pais podem senti-lo. Assim, a mãe deve acalmar-se para acalmá-lo também. Com 24 semanas a audição já está desenvolvida, por isso, conversar com o bebê vai estimular o reconhecimento de quem está a sua volta. “O mais importante é o estímulo. O contato desperta na criança a necessidade de interagir em todos os seus aspectos. E um ambiente emocional e social sadio faz toda a diferença nesse momento de descobertas”, informa.

O especialista ressalta ainda a importância dos pais ou cuidadores conciliarem as atividades cotidianas com a atenção demandada pelos pequenos. “Estar atento e sempre disponível para seus filhos é um bom começo. Isso não implica permanecer à disposição em 100% do tempo, mas quando estiverem juntos, que seja com qualidade”. A certeza de que pode contar com os pais, fortalece na criança a sensação de segurança necessária para viver novas experiências, ajudando na capacidade de independência para vencer os inúmeros desafios que se apresentam, fundamentais para a sua formação. O pediatra também lista algumas estratégias simples para o crescimento saudável dos pequenos:

    1. Mantenha uma rotina de cuidados e laços estreitados com seu filho.
    2. Use recursos adequados à idade dele, como cores, texturas e sons.
    3. O exemplo é fundamental. Pais que leem para os filhos ou na frente deles, geram indivíduos mais comprometidos com a leitura.
    4. Estimule a imaginação e vivencie de forma lúdica os momentos de interação, criando personagens e incluindo elementos novos de forma improvisada. Isso contribui para ampliar a capacidade resolutiva da criança.
    5. Elogiar constrói e criticar pode agregar insegurança, levando a criança a incorporar essa característica à sua autoimagem e personalidade. Reforce o lado bom e tenha cuidado com as críticas, ainda que necessárias.

No caso de pais de primeira viagem, participar de um curso preparatório pode ser uma alternativa para obter instruções práticas e teóricas de especialistas no assunto e conquistar habilidade nos primeiros cuidados do bebê. Todos os meses, o curso de pais da Maternidade Santamaria ensina questões práticas como: o que deve ser levado para a maternidade, a primeira mamada do bebê, a forma correta para dar banho, trocar fraldas, fazer o curativo do umbigo, entre outras dúvidas. A enfermeira chefe do Centro Obstétrico, Karen Reis Carvalho, informa que durante o curso o casal é preparado por uma equipe multidisciplinar da maternidade do Hospital Português. “Profissionais preparados apresentam situações do dia a dia, indicando como solucioná-las para que os pais sintam-se seguros nos primeiros cuidados do recém-nascido e possam dedicar todo o seu afeto e atenção ao bebê nesse momento especial. Essa confiança ajuda a fortalecer desde cedo os vínculos entre pais e filhos”, destaca.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.