Notícias Fique por dentro das novidades

Ética e transparência na pesquisa científica — Hospital Português da Bahia

3 de outubro de 2014

Ética e transparência na pesquisa científica

03 October 2014

Com mais de 40 pesquisas em andamento nas especialidades médicas de Cardiologia, Oncologia, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Intensiva, o Hospital Português compõe o seleto grupo de hospitais brasileiros capacitados a produzir conhecimento científico, julgar a concepção de novos projetos de pesquisa na área da saúde e os seus impactos sociais no país. Isto, porque a instituição acaba de renovar o registro e a autorização para atividades externas do seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-HP). Esta área institucional é diretamente subordinada ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e ao Ministério da Saúde (MS), e responde por: julgar novos estudos realizados dentro ou fora do HP, informar os benefícios e resultados dos levantamentos para a comunidade e usuários dos serviços de saúde, promover cursos sobre ética em pesquisa e conhecimento científico. “Esse trabalho é de extrema relevância por assegurar transparência, qualidade, segurança e principalmente ética em cada etapa de realização dos estudos, permitindo que a sociedade tome conhecimento de como pode ser beneficiada”, destaca o coordenador do CEP-HP, Dr. Aquiles Camelier.

Segundo o especialista, as análises científicas geram para a sociedade inúmeros benefícios como aprimoramento dos serviços de saúde, descoberta de novos medicamentos, emprego de métodos terapêuticos inovadores, maior acesso a novas tecnologias e inserção dos profissionais da área em um ambiente de elevado conhecimento científico. “Hoje, o HP participa de estudos nacionais e internacionais com grande impacto na melhora da qualidade da assistência fornecida aos seus usuários. Os resultados destes estudos têm permitido que a instituição identifique o que precisa ser aprimorado em cada setor”, informa. Com a implantação da Plataforma Brasil – ambiente virtual desenvolvido pelo MS – e a substituição do processo analógico de cadastramento e acompanhamento das novas investigações, a produção de conhecimento científico na instituição ganhou novo ritmo, proporcionando maior agilidade na avaliação dos projetos e compartilhamento de dados em ambiente seguro na internet. Agora, o HP convoca colaboradores de diversas áreas da saúde para cadastrarem seus trabalhos na Plataforma, disponível no endereço http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf. Cada inscrição é avaliada e, se aprovada pelo CEP, recebe um parecer eletrônico autorizando o início da pesquisa.

“Existe todo um regulamento para que as análises sejam feitas de forma ética, sem gerar danos específicos ou ferir a segurança do paciente, sobretudo, para que sejam identificados os benefícios devolvidos à comunidade”, explica Dr. Aquiles. Essa supervisão é feita pelo CEP, em reuniões mensais que visam apresentar, discutir e votar novos projetos inscritos na Plataforma Brasil. A regulação é feita pelo CONEP, que acompanha o cumprimento da ética nos projetos e os prazos dos pareceres emitidos por profissionais com experiência comprovada em pesquisa clínica e formação acadêmica diferenciada (mestrado, doutorado ou pós-doutorado), tendo a participação de um representante comunitário da área social, cultural, econômica ou religiosa. No HP, o CEP tem formação multiprofissional, envolvendo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, todos mestres ou doutores com experiência em ensino e pesquisa. O grupo possui ainda um representante leigo da comunidade, cujo papel é ler os projetos, entender o seu teor e suspender a continuidade caso reconheça danos ao paciente; um representante religioso, que avalia possíveis infrações à ética religiosa; um coordenador das atividades e, eventualmente, pesquisadores colaboradores, convidados sempre que há necessidade de agregar conhecimentos específicos. Todos atuam de forma voluntária, anônima e não remunerada, avaliando a conformidade de cada projeto com a legislação brasileira. A comunidade pode obter informações sobre as pesquisas no Centro de Estudos do HP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.