Notícias Fique por dentro das novidades

Sempre é hora de aprender — Hospital Português da Bahia

5 de dezembro de 2014

Sempre é hora de aprender

05 December 2014

Você sabia que assim como o seu corpo se desenvolve com a prática de exercícios, o seu cérebro também pode melhorar o desempenho com a prática de atividades que estimulam o raciocínio? Sabia que nem todo dano neurológico é irreversível? Essa habilidade do cérebro de se aprimorar e regenerar acontece graças à neuroplasticidade ou simplesmente plasticidade neurológica. O termo nada mais é do que a capacidade do sistema nervoso de modificar a todo instante a sua estrutura, estabelecendo novas conexões entre os neurônios como uma resposta às alterações causadas por circunstâncias externas. Tal fato pode acontecer em qualquer fase da vida, tornando o aprendizado e desenvolvimento humano ações contínuas. Assim, se você praticar atividades que estimulam o raciocínio, como o aprendizado de uma nova língua ou exercícios e jogos mentais, há grandes chances de potencializar essa aptidão natural.

O médico neurologista do Hospital Português, Dr. Ailton Melo, explica que apesar de os neurônios não se reproduzirem como as outras células do corpo, desde o nascimento eles têm a capacidade de estabelecer novas ligações. E embora o nível de desenvolvimento da neuroplasticidade varie de pessoa para pessoa em função de características como vivências individuais, comportamento, grau de cognição e idade, é sempre possível dar uma força e estimular essa potencialidade. Evitar comportamentos automatizados, encontrando novas formas para realizar as tarefas habituais, incluindo novos desafios de raciocínio no dia-a-dia e desenvolvendo novas habilidades, são algumas formas de incentivo. “Quando exercitada de forma adequada, essa competência neurológica atua na manutenção da atenção, da memorização e do raciocínio, no desenvolvimento cognitivo e no comportamento da pessoa como um todo, favorecendo a prevenção de doenças neurológicas”, informa. 

Em pessoas da terceira idade, por exemplo, o estímulo mental por meio de jogos como palavras cruzadas, pode ajudar a evitar e combater o declínio cognitivo próprio do envelhecimento e a proteger contra doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer. De acordo com o neurologista, isso acontece porque o sistema nervoso consegue suprir as funções perdidas das áreas lesionadas estabelecendo novas conexões em outros campos do cérebro. “Como a neuroplasticidade também atua na recuperação de lesões menores do cérebro, é possível tentar minimizar os danos causados por patologias e aumentar a autonomia e a qualidade de vida dessas pessoas”, observa. Nesses casos de reabilitação física, o neurologista informa que é preciso treinamento orientado por equipe multidisciplicar, que deve atuar de acordo com o tipo de lesão e a área afetada.