Notícias Fique por dentro das novidades

Infecção Urinaria — Hospital Português da Bahia

3 de fevereiro de 2015

Infecção Urinaria

03 February 2015

Dados do Ministério da Saúde revelam que a infecção urinária é o tipo mais comum de infecção bacteriana. Nas mulheres, a incidência é tão expressiva que estima- se que 80% venham a desenvolver pelo menos um quadro desse tipo de infecção ao longo da vida. Entre essas mulheres, cerca de 30% ainda podem apresentar infecção urinária de repetição, caracterizada pela ocorrência de pelo menos dois episódios em um período de seis meses. Quem esclarece as dúvidas sobre este assunto é Dr. Maurício Fucs, médico líder do Centro de Urologia do Hospital Português. Confira!

 

1.  Porque a infecção urinária atinge mais mulheres do que homens?

A própria anatomia feminina faz com que a incidência dessa infecção seja maior em mulheres. Isto acontece, porque o canal uretral feminino é mais curto que o masculino. A distância entre o ânus e a vagina é muito menor que a distância entre o canal da uretra do pênis e o ânus. Assim, na mulher um maior número de bactérias pode alcançar a bexiga de forma espontânea ou facilitada pelo momento da relação sexual, levando a uma infecção urinária.   

2.  Existem fatores que predispõem a essa infecção?

Sim. A infecção urinária pode acontecer em pessoas sadias e naquelas com alguma alteração clinica, mas alguns fatores potencializam a sua ocorrência. Malformação do sistema urinário, presença de cálculos urinários, fatores genéticos, pessoas sexualmente ativas e até uso de cateteres urinários, podem influenciar nesse quadro. Portadores de diabetes, grávidas, portadores de HIV, pessoas com sistema imunológico deficitário também estarão predispostos à doença. 

3.  Quais os principais sintomas?

Uma infecção urinária pode se desenvolver em dois órgãos do sistema urinário: na bexiga (cistite) ou nos rins (pielonefrite). Os sintomas variam dependo da localização da infecção. Na região da bexiga (cistite) os sintomas tendem a ser mais amenos: urgência constante de urinar, ardor ao urinar, desconforto na região pélvica e urina com coloração escura e odor forte. Já na infecção urinária renal (pielonefrite), além de poder apresentar todos os sintomas da cistite, o paciente tende a apresentar febre, náuseas e dor lombar no lado comprometido pela infecção. Nem todos os sintomas podem estar presentes no paciente. 

4.  Qual o principal tratamento? O que acontece se esta infecção não for bem tratada?

Se a causa for bacteriana, a mais comum, o tratamento é realizado à base de antibióticos, por via oral ou venosa, e dura em média 07 a 14 dias, nos casos de cistite e pielonefrite, respectivamente. Já nos casos de obstrução ou malformação do trato urinário pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. O grande perigo de não tratar a infecção urinária está no risco da doença se espalhar e causar um quadro de infecção generalizada, podendo ser fatal.

5.  Quais medidas preventivas mulheres e homens devem seguir?

Beber água é fundamental para prevenir quaisquer tipos de inflamações e infecções urinárias. A hidratação ajuda a manter o aparelho urinário ativo, com fluxo normal e saudável. Observar a coloração da urina é outro cuidado, pois uma pessoa saudável apresenta urina de coloração clara. Uma urina escura, densa ou acompanhada de sangue é um sinal de alerta. A higiene íntima merece maior atenção nas mulheres por questões anatômicas, que facilitam essas infecções. As mulheres também devem urinar após as relações sexuais, para que parte das bactérias seja eliminada.