Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

HP inaugura modernas instalações do Centro de Oncologia — Hospital Português da Bahia

8 de abril de 2015

HP inaugura modernas instalações do Centro de Oncologia

08 April 2015

A escassez de serviços médicos especializados em cancerologia é uma das principais barreiras para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer no Brasil. Considerada um problema de saúde pública no país, a doença deve gerar 576 mil novos casos somente neste ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer– INCA. Para enfrentar este cenário na Bahia, o Hospital Português investiu no aperfeiçoamento do seu Centro de Oncologia. A nova estrutura do serviço, inaugurada em março, teve a sua relevância social destaca por um dos especialistas de maior projeção nacional na área da oncologia clínica, Dr. Ricardo Marques, oncologista clínico do HCor – Hospital do Coração e do Centro Paulista de Oncologia, que proferiu palestra na cerimônia de abertura. Representando a Secretaria Estadual da Saúde – Sesab, o subsecretário de saúde do Estado, Dr. Roberto Badaró, ressaltou os números do câncer na Bahia e a história de pioneirismo do HP na área da saúde, parabenizando o presidente da Instituição, Sr. Orlando Manuel Cunha da Silva, e a diretoria executiva, pela iniciativa relevante, que possui como maior diferencial reunir numa moderna estrutura recursos de excelência para a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos diferentes tipos de câncer. “Encontrar tudo isso num só lugar eleva a agilidade no atendimento e melhora o acolhimento e conforto dos pacientes”, destaca a médica líder do Centro de Oncologia HP, Dra. Clarissa Mathias.

Estrutura planejada para o conforto e segurança do paciente

A nova localização do Centro de Oncologia HP, no segundo andar do Centro Médico – tendo acesso ao prédio do Hospital por uma passarela – foi a iniciativa encontrada pela Instituição para aproximar pacientes e profissionais da saúde dos recursos hospitalares que prestam suporte essencial à oncologia clínica, como as áreas de Bioimagem, Medicina Nuclear, Radioterapia, Cirurgia Oncológica, Unidade Especializada em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, entre outras. Considerando as especificidades da assistência em oncologia, a nova unidade segue o padrão de segurança e humanização do ambiente hospitalar empregado no HP. Iluminação, revestimentos de pisos e paredes, cores, decoração; cada elemento utilizado na ampla área de mais de 260 metros quadrados visa contribuir com o processo de assistência, promovendo bem-estar, conforto e segurança para pacientes, profissionais da saúde e visitantes. Espaços climatizados e aconchegantes compõem o projeto especial de arquitetura do serviço: sala de espera e recepção, três consultórios de clínica oncológica, uma ala de aplicação de quimioterápicos equipada com aparelho de TV, 14 poltronas e dois quartos com leitos individuais; além de sala de farmácia, posto de enfermagem e uma central de manipulação de medicamentos. Na moderna estrutura, é possível realizar consultas preventivas e receber acompanhamento especializado no diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer.

Tratamento individualizado com assistência multidisciplinar

Atender pacientes de média e alta complexidade de forma personalizada e humanizada é um dos principais diferenciais do HP no tratamento dos diversos tipos de tumores. Uma equipe de profissionais experientes e qualificados na área oncológica atua no acolhimento e acompanhamento dos pacientes do Centro de Oncologia da Instituição. Cirurgiões oncológicos, oncologistas clínicos, hematologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos, compõem o time de especialistas da unidade. De acordo com a condição clínica de cada paciente, profissionais de outras áreas – radiologistas, pneumologistas, entre outros – também podem ser envolvidos e contribuir com a escolha da melhor terapia a ser aplicada em cada caso. “As reuniões para discussão dos casos clínicos são realizadas semanalmente. Esse acompanhamento multidisciplinar é essencial para a assistência individualizada e favorece enormemente a assertividade na decisão terapêutica”, informa Dra. Clarissa.

Diagnóstico e terapia com tecnologia de ponta

Hoje, o avanço das tecnologias empregadas na prevenção e terapia do câncer tornou possível controlar e curar a doença identificada precocemente. Mesmo nos pacientes cuja doença atingiu estagio de cronificação, graças ao emprego de drogas inovadoras a sobrevida média já atinge 10 anos. Acompanhando essas evoluções da medicina, o HP tem empregado terapêuticas específicas no campo da cancerologia como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. Sempre buscando otimizar o processo de recuperação de modo individualizado e com preservação da qualidade de vida durante o tratamento.

Outro diferencial da Instituição é o moderno parque tecnológico no suporte diagnóstico e terapêutico. Acompanhando os avanços na área de diagnóstico por imagem, o HP adquiriu recentemente uma avançada Gama Câmara (equipamento que permite imagens avançadas e que no campo da oncologia oferece maior precisão no diagnóstico e rastreamento do câncer através dos exames de cintilografia). Além deste equipamento, a Instituição ainda utiliza equipamentos de ponta como Ressonâncias Magnéticas (com potências de 1,5 T e de 3 T, que geram imagens de alta resolução), Raio X Digital (que oferece maior agilidade e qualidade de imagens), Ultrassonografia Portátil (que facilita o deslocamento para a realização de exames em pacientes internados), PET CT (equipamento essencial na assistência oncológica), e ainda um Acelerador Linear de última geração (tecnologia ultramoderna que emite feixes de radiação na área-alvo do tratamento, com alta precisão na localização do tumor e preservação dos tecidos saudáveis do corpo). “Esse arsenal tecnológico aliado ao conhecimento de profissionais experientes permite uma assistência completa ao paciente com câncer”, ressalta a oncologista.