Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Doe sangue e salve muitas vidas — Hospital Português da Bahia

2 de junho de 2015

Doe sangue e salve muitas vidas

02 June 2015

A doação de sangue ainda é um gesto com pouca adesão da sociedade, apesar das transfusões sanguíneas serem essenciais para procedimentos cirúrgicos, tratamentos clínicos e atendimentos de urgência e emergência médica – como acidentes, complicações durante o parto, suporte transfusional em pacientes com câncer ou cirurgias cardíacas, entre outras situações críticas. No Brasil, a rede de doadores voluntários se mantém graças ao incentivo e sensibilização promovidos por campanhas de saúde pública, e também pela divulgação direta dos bancos de sangue, familiares e amigos de pacientes hospitalizados. O desconhecimento sobre a segurança do processo de coleta sanguínea, seus requisitos e critérios de doação são alguns motivos que fazem o país ter um dos piores índices de doação de sangue do mundo. Para o médico hematologista do Banco de Sangue Hospital Português/Hemocentro São Lucas, Dr. Fernando Luiz Vieira de Araújo, é importante manter o hábito de doar sangue como gesto de cidadania. “A informação é o primeiro passo para mudar essa realidade”, ressalta.

Conheça as etapas de realização deste ato solidário no Banco de Sangue Hospital Português/Hemocentro São Lucas e veja como é simples ser um doador voluntário. Em uma única doação você pode ajudar a salvar até 4 vidas!

    • Passo 1

Você precisa estar em boas condições de saúde e bem alimentado (com refeições leves); se for mulher, não pode estar grávida; deve respeitar os intervalos para doação (mulheres, 90 dias; homens, 60 dias), pesar 50 kg ou mais, e ter 16 anos completos (com a autorização do responsável legal) ou até 69 anos (idosos precisam ter histórico de doação). Menores de 18 anos precisam do acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante a doação.

    • Passo 2

Apresente um documento oficial no Brasil, com foto (RG ou equivalente), na recepção do Banco de Sangue HP para ser cadastrado no sistema como doador voluntário.

    • Passo 3

Você vai passar pela triagem de segurança, onde fará o teste de anemia, terá os seus sinais vitais avaliados e responderá algumas questões. Os resultados dos seus exames são sigilosos e entregues única e exclusivamente a você.  Se necessário, um médico vai orientá-lo. A cada doação são feitos novos exames laboratoriais para detecção de doenças infectocontagiosas, independente de doações anteriores.

    • Passo 4

Agora sim, você já pode realizar a coleta de sangue com materiais esterilizados e descartáveis, para sua segurança e do paciente.  Graças à tecnologia, a doação é ágil e dura cerca de trinta minutos apenas. Não se preocupe, o organismo compensa a quantidade de sangue doado e pouco tempo depois, o seu volume será o mesmo.

    • Destino do sangue

Sua doação foi concluída! Agora, o sangue segue para o laboratório, para separação dos hemocomponentes e realização de testes sorológicos, microbiológicos e de imunidade. O sangue saudável é disponibilizado para a transfusão, que acontece somente após novos exames e a confirmação de compatibilidade entre doador e receptor.

    • Conforto e segurança na doação 

Instalações confortáveis no primeiro piso do Hospital, com moderno parque tecnológico e profissionais qualificados estão à sua disposição no Banco de Sangue Hospital Português/Hemocentro São Lucas. Você pode fazer a sua doação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Cada etapa da sua doação vai ser acompanhada por um sistema informatizado de última geração. Assim, a monitorização é completa: desde a captação dos doadores, exames sorológicos e imunohematológicos, até o ato transfusional.