Notícias Fique por dentro das novidades

Movimento nacional de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos busca manter acesso à saúde pelo SUS — Hospital Português da Bahia

3 de julho de 2015

Movimento nacional de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos busca manter acesso à saúde pelo SUS

03 July 2015

Com o lema “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”, a campanha nacional dos Hospitais Filantrópicos e das Santas Casas vem envolvendo a sociedade civil e entidades representativas do setor, nos campos municipal, estadual e federal, nas discussões sobre a situação de subfinanciamento do SUS e suas consequências para a população, prestadores de serviços, profissionais, entre outros. Mobilizando simultaneamente diversos municípios do país, o primeiro dos três atos da campanha, chamados de “DIA D EM DEFESA DA SAÚDE”, ocorreu em 29 de junho, tendo a adesão de gestores de Hospitais e Santas Casas de Salvador e demais cidades baianas, que apresentaram propostas de melhorias visando reverter o cenário atual e evitar um provável colapso na rede de atendimento pelo SUS. A ocasião serviu para a demonstração de números, explicação das formas de financiamento e discussão de medidas voltadas para a solução do problema que atinge todas as regiões do país.

O movimento terá suas reivindicações ampliadas para o âmbito estadual, em 13 julho. A data escolhida para o segundo “DIA D EM DEFESA DA SAÚDE” servirá para esclarecer a sociedade sobre as causas do iminente colapso dos Hospitais Beneficentes (segmento que responde por mais de 50% da assistência pública brasileira) e as consequências que esta condição pode acarretar para o SUS. O terceiro momento da campanha será no dia 04 de agosto, que prevê uma “PARALISAÇÃO GERAL”, em Brasília, a fim de mobilizar todo o país. “Estamos certos de que a divulgação dessa realidade e a mobilização em torno do tema são indispensáveis para que medidas urgentes que garantam o direito à saúde dos cidadãos sejam tomadas. Este é o objetivo principal do nosso movimento”, declara o presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Edson Rogatti.

Ao lado da CMB e de suas federações estaduais, o movimento conta com a adesão dos 50 maiores Hospitais Filantrópicos do país. Buscando multiplicar a representatividade da ação e qualificar suas discussões, com base em informações nacionais e regionais sobre o déficit do SUS e a dívida das instituições beneficentes, os organizadores convocaram a participação de Prefeituras, Secretarias e Conselhos de Saúde, Ministério Público, Associações Médicas e de Saúde, Imprensa, Associações de Apoio ao Paciente, Colaboradores de Hospitais, Voluntários, Organizações Sociais, Sindicato dos Trabalhadores de Saúde, dentre outras áreas organizadas da sociedade civil. A estratégia, de acordo com a CMB, é envolver esses segmentos na campanha para buscar o apoio do congresso nacional.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.