Notícias Fique por dentro das novidades

Faça as pazes com o seu colesterol! — Hospital Português da Bahia

5 de agosto de 2015

Faça as pazes com o seu colesterol!

05 August 2015

Quando cometemos exageros nas refeições, especialmente, ao consumir alimentos gordurosos, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os potenciais quilinhos extras. Esquecemos de que esse comportamento pode gerar danos muito maiores do que o desconforto estético. Um deles é o desequilíbrio nos níveis de colesterol. Dr. Fábio Sodré, vice-coordenador do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Português, explica que essa substância tem papel essencial no bom funcionamento do organismo, atuando na proteção dos nervos, formação de hormônios e de células do corpo, entre outras funções. O problema está na sua alta concentração no sangue, chamada de hipercolesterolemia, que faz com que a substância deixe de ser benéfica e passe a representar um perigo à saúde, potencializando as chances de doenças cardiovasculares. “Esse risco surge com a elevação dos níveis de LDL (colesterol ruim) que pode obstruir as artérias. Daí a importância de adotar hábitos saudáveis para reduzi-lo e elevar o HDL (colesterol bom), que limpa as artérias e diminui o risco de infarto”, informa o médico. 

MENOS GORDURA, MAIS SAÚDE!

Muitas vezes as aparências enganam, no que se refere à saúde. Pessoas magras com hábitos inadequados podem desenvolver alterações no colesterol, enquanto pessoas com sobrepeso e estilo de vida saudável podem ter taxas normais da substância no sangue. Isso acontece porque uma parte do colesterol presente no corpo é produzida pelo fígado, enquanto a outra parte é proveniente da alimentação. E como as alterações nas taxas dessa substância só causam sintomas diante de uma doença avançada – derrame ou infarto ocasionados por artérias “entupidas” – fica difícil identificar o problema previamente sem que haja uma avaliação médica criteriosa. Analisando o quadro clínico do paciente, o especialista pode requerer exames laboratoriais de sangue para investigar o perfil de risco cardiovascular. Em geral, a resposta é obtida com a observação dos níveis de triglicerídeos (tipo de gordura mais comum no corpo e fonte de energia para o organismo), avaliação dos índices de colesterol total e suas frações (HDL, LDL e VLDL), além de outras características individuais como idade, sexo, pressão arterial, tabagismo e presença de diabetes. A partir daí o médico pode estabelecer medidas para reequilibrar as taxas de colesterol no sangue. “O exame de sangue é o método mais simples, rápido e seguro para fazer esse diagnóstico”, destaca o especialista do Laboratório de Análises Clínicas do HP.

DE BEM COM O COLESTEROL

Resistir ao desejo de repetir aquela porção de batata frita ou de qualquer outro alimento igualmente gorduroso é um bom começo para melhorar a qualidade de vida. Mas é preciso investir também em uma rotina de exercícios físicos e alimentação nutritiva, enriquecida por frutas, carnes magras, legumes, cereais e hortaliças. “Essa mudança de hábitos requer acompanhamento especializado para que o paciente possa desfrutar de benefícios duradouros”, observa Dr. Fábio Sodré. De acordo com o médico, em algumas situações será preciso aliar a nova rotina saudável ao uso de medicações específicas para o reequilíbrio das taxas de gordura no sangue. “Controlar o colesterol significa escolher desfrutar de maior qualidade de vida. Ao tomar essa atitude, os ganhos se multiplicam: aumento da longevidade, mais anos com mais saúde, redução do risco de doenças cardiovasculares, ter um médico de confiança no acompanhamento da sua saúde, entre tantos outros”, enumera.


Impactos de mudanças alimentares e de estilo de vida sobre os níveis de LDL e HDL

Intervenção não medicamentosa

LDL

HDL

Redução de peso

*

**

Reduzir ingestão de ácidos graxos saturados

***

***

Reduzir ingestão de ácidos graxos trans

***

***

Ingestão de fitoesteróis

***

 

Ingestão de fibras solúveis

**

 

Ingestão moderada de bebidas alcoólicas

 

**

Ingestão de proteína da Soja

*

 

Aumento de atividade física

*

***

Cessar o tabagismo

 

**