Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Avanços no combate ao câncer — Hospital Português da Bahia

16 de setembro de 2015

Avanços no combate ao câncer

16 September 2015

As descobertas da medicina na área da Oncologia vêm transformando a cada dia a realidade das pessoas com diagnóstico de câncer, em todo o mundo.O surgimento de técnicas avançadas, que permitem rapidez e precisão na identificação e tratamentodos diferentes tipos de tumores, tem permitido controlar e até curar a doença descoberta precocemente. É o caso de terapias específicas como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, que servem de motivação para os pacientes oncológicos, familiares e demais envolvidos nesta causa.

A pesquisadora e médica oncologista do Centro de Oncologia HP, Dra. Clarissa Mathias, destaca o maior conhecimento da doença e das novas terapias pelos especialistas como um dos relevantes progressos na área. “Hoje, conhecemos melhor a maneira como os tumores agem no organismo e dispomos de novas drogas menos agressivas e mais precisas no combate ao câncer. Tudo isto nos permite uma atuação mais individualizada para cada paciente e maiores chances de sucesso do tratamento, com a cura ou cronificação da doença”, avalia.

Entenda melhor a doença 

  1. O que é câncer? É a denominação de vários tipos de neoplasias malignas (tumores malignos) nos diferentes órgãos. 
  2. Como a doença se desenvolve? A doença é causada pelo crescimento desenfreado das células do organismo, com invasão de um órgão ou, podendo evoluir para metástase, que é a invasão de outro(s) órgão(s).
  3. Quais fatores favorecem o seu surgimento? Vários fatores: genética, história familiar, fatores ambientais (exposição ao sol e a elementos cancerígenos), estilo de vida, por meio de uma dieta rica em gorduras, falta de atividade física e tabagismo. 
  4. Porque é preciso identificar precocemente a doença? A identificação precoce aumenta a chance de cura em todos os tipos de cânceres. Quanto mais cedo se descobre, menos agressivo e mais eficaz é o tratamento.