Notícias Fique por dentro das novidades

Consumo consciente — Hospital Português da Bahia

3 de novembro de 2015

Consumo consciente

03 November 2015

O consumo excessivo é um dos males da nossa época, diretamente ligado à indisponibilidade de recursos naturais – problema que interfere na rotina de toda a sociedade e tem despertado organizações quanto à importância de adotar ações voltadas para a sustentabilidade. Esse discurso não é momentâneo, é uma realidade inevitável para a continuidade da espécie humana. Acompanhando a dinâmica econômica atual e os novos paradigmas da sustentabilidade, o Hospital Português desenvolveu o Programa HP + Sustentável, lançado em outubro, e pretende estimular o consumo consciente no dia a dia dos colaboradores para ser extensivo a familiares, amigos, comunidade, entre outros. “Ser um consumidor consciente requer comprometimento com a escolha de serviços e produtos, e sua utilização e descarte adequados (optando por aqueles que causem danos mínimos possíveis à sociedade e ao meio ambiente)”, observa a analista de Meio Ambiente pleno do HP, Deneizuela Vigas, que informa as iniciativas implantadas na Instituição com foco no desenvolvimento sustentável. Confira!

  1. O que motivou o Hospital a fazer esse investimento?

A motivação surgiu a partir da necessidade de promover a conscientização dos seus funcionários em relação às temáticas ligadas à sustentabilidade, inicialmente focada no consumo e nos seus impactos socioambientais. Ou seja, o HP enxergou no seu perfil de consumo de insumos e geração de resíduos a oportunidade de mudança em prol da melhoria contínua dos processos e da redução dos impactos ao meio ambiente.

  1. Quais iniciativas sustentáveis são praticadas hoje pela Instituição?

A busca por um ambiente alinhado com as obrigações legais e, principalmente, com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade, tem sido alcançada com o emprego de tecnologias limpas e a implantação de programas, comissão e normas de segurança dos processos. Desde 2005, o Hospital possui uma Política Ambiental que orienta todas as condutas internas relacionadas a gestão ambiental. Outras medidas anteriores ao projeto HP+ Sustentável, que têm ajudado a reduzir os impactos ao meio ambiente são: a utilização de lâmpadas econômicas em mais de 90% das instalações; lâmpadas de LED nas áreas externas, passarelas e hall dos elevadores; sensores de presença nos sanitários e escadas de emergência em dois prédios anexos; aquecedores de alto rendimento à base de GLP (gás liquefeito de petróleo); torneiras semiautomáticas para evitar o desperdício de água; reaproveitamento diário de 7 mil litros de água tratada; e tratamento interno de resíduos infectantes sem emissão de poluentes atmosféricos.

  1. Quais os resultados esperados para esse projeto?

Por se tratar de um trabalho de continuidade, espera-se colher frutos a curto, médio e longo prazos. O lançamento do projeto HP+ Sustentável, na I Semana de Sustentabilidade, que reuniu mais de 500 participantes, nas ações realizadas nos dois dias de evento (14 e 15 de outubro), contou com palestras educativas de parceiros como a Coelba, UFBA e Embasa, além de exibição de filmes sobre consumo consciente na ação Cine Sustentável, distribuição de mudas e plantio simbólico pelos colaboradores, entrega da cartilha Gerenciamento de Resíduos Sólidos na ação Segregação em Foco, entre outras. Essas iniciativas marcam o despertar da Instituição para o tema. Também são um convite para os colaboradores participarem dessa nova cultura organizacional relacionada ao uso consciente dos insumos, motivando o consumo racional de água, energia e papel, e a redução da quantidade de resíduos gerados no Hospital, visando minimizar o desperdício e seus impactos negativos.