Notícias Fique por dentro das novidades

Enxaqueca e Sono — Hospital Português da Bahia

6 de janeiro de 2016

Enxaqueca e Sono

06 January 2016

Uma noite de sono ruim e pronto, a dor de cabeça surge e passa a acompanhá-lo durante todo o dia. Em outras situações, a enxaqueca pode ser tão forte a ponto de despertá-lo de um sono profundo no meio da madrugada. Tais sintomas são motivo de grande desconforto e impactam significativamente na qualidade de vida. Dra. Elza Magalhães, líder do Serviço de Neurologia do Hospital Português (HP), explica que as causas para a enxaqueca são diversas – desde estresse e ansiedade, hábitos inadequados até fatores genéticos ou relacionados a outras patologias. Por isso, investigar o problema com um especialista é essencial para resgatar o bem-estar. Nesta entrevista, a neurologista esclarece as causas da enxaqueca associada ao sono, o diagnóstico e tratamento. Confira!

1.  Como a qualidade do sono influencia o surgimento da dor de cabeça?

Cefaleias e insônia estão muito correlacionadas. A insônia pode ser um dos sintomas associados à cefaleia, enquanto o excesso de sono pode agravar o problema. O tipo de cefaleia que mais sofre influência com alterações no sono é a enxaqueca e, não raro, crises de enxaqueca podem acordar o indivíduo. A precipitação de uma crise de enxaqueca ocorre frequentemente quando o paciente acorda uma ou duas horas mais tarde que de costume. Assim, dormir mais horas pode causar enxaqueca com muita frequência. Isto acontece devido à alteração do ciclo da melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono e vigília, e que também participa da regulação do limiar da dor e do humor.

2.  É possível prevenir este problema?

A orientação para os portadores de enxaqueca é manter regularidade nos horários de dormir e de acordar. Quando forem dormir até mais tarde, é interessante interromper o sono e fazer uma refeição leve antes de voltar a dormir. Esse cuidado têm se mostrado positivo na prevenção das enxaquecas associadas ao sono.

3.  Como é realizado o diagnóstico desse tipo de enxaqueca?

O diagnóstico é feito pelo histórico clinico do paciente, ou seja, pelo próprio relato pessoal de crises de enxaqueca associadas à insônia. No caso dos distúrbios do sono, o exame de Polissonografia, realizado no Laboratório do Sono do Hospital Português, é considerado padrão ouro na identificação precisa das causas da insônia e de mais de 50 patologias associadas ao sono, possibilitando a instituição do tratamento com resultados efetivos para o paciente.

4. Quais os benefícios gerados pelo tratamento?

Tanto a insônia como a enxaqueca podem ser tratadas com medicamentos e proporcionar benefícios nestas áreas. A maioria dos medicamentos utilizados para tratar dores de cabeça tem como efeito colateral a sonolência, o que representa uma vantagem para o portador de enxaqueca e insônia. Desse modo, com um único medicamento é possível resolver ambas as queixas sem precisar lançar mão de sedativos mais fortes. Além disso, é muito importante que o ciclo do sono seja regularizado em portadores de enxaqueca. Isso ajuda muito no tratamento. Muitas vezes, o médico pode prescrever a melatonina associada à terapia da enxaqueca para melhorar a qualidade do sono do paciente.